Roraima é destaque em festival de cinema de animação em Rondônia

A animação “A inacreditável história do milho gigante”, que tem a direção de Aldenor Pimentel, participa do festival que exibe mais de 30 filmes / Foto: Jesus Cova /

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, está em exibição na programação on-line do 1º Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia (Ficar). Pimentel participa ainda do festival como um dos debatedores da mesa-redonda “Cinema de Animação em Rondônia e na Amazônia”.

O 1º Ficar vai até sexta, dia 24 de junho. Na programação, podem ser assistidos mais de 30 filmes. Está previsto ainda o seminário virtual “Como usar o cinema de animação em sala de aula”, além de mesas-redondas sobre animação em Rondônia, na Amazônia e no Brasil, festivais de cinema de animação infantojuvenis e novas redes sociais.

“A inacreditável história do milho gigante” pode ser assistido aqui. A mesa redonda “Cinema de Animação em Rondônia e na Amazônia” está disponível aqui.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

Ao todo, o filme roraimense foi selecionado até agora em 18 festivais nacionais e internacionais e já ganhou seis prêmios, sendo três brasileiros e três estrangeiros. A animação foi exibida em festivais de cinema nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, em Estados de todas as regiões brasileiras, exceto região Sul, bem como exibições on-line.

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel, publicado também nas versões cordel e livro infantil. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

DA REDAÇÃO
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário