Livro sobre arte indígena contemporânea de Jaider Esbell será lançado dia 20 de junho

O livro tem como organizador o jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves e mostra o trabalho de Jaider Esbell como um contraponto à indústria cultural / Foto: Divulgação /

A Arte Indígena Contemporânea - O Trabalho de Jaider Esbell como Contraponto à Indústria Cultural. Esse é o título do livro, que tem como organizador o jornalista roraimense Paulo Tadeu Franco das Neves. Conforme Paulo Tadeu, o livro é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado em 2016 sobre a vida e a arte do artista plástico indígena Jaider Esbell, compilado em três capítulos.

"Arte indígena contemporânea o trabalho de Jaider Esbell como contraponto à indústria cultural é um trabalho de pesquisa. Nós iniciamos em 2016, dentro do curso de pós-graduação de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima e a proposta desse livro é justamente trazer, no primeiro capítulo, essa vivência que nós tivemos com Jaider Esbell. É um capítulo muito pessoal mesmo, muito interessante, que as pessoas vão entender e compreender um pouco do que Jaider colocava no seu dia a dia, na busca dessa arte indígena contemporânea", detalha.

O segundo capítulo, conforme Paulo Thadeu, tem a ver com o estudo que foi feito sobre a vida do artisa, enquanto o terceiro e último capítulo é referente a um artigo de seu professor orientador. "É o meu favorito, que foi escrito pelo meu orientador. Esse capítulo fala do estudo das telas, sobre as telas do artista. A obra tem essa articulação a nível nacional, através da editora Editorial Casa", explica.

Paulo Thadeu acrescenta que a obra será entregue às bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino por meio de parceria com a Secult (Secretaria Estadual de Cultura), com o pré-lançamento agendado para o dia 20 deste mês, como parte da I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre a Interdisciplinaridade.

"Aqui em Roraima nós vamos, em parceria com o Governo do Estado, através da Secult, fazer essa entrega às bibliotecas escolares desse estudo inicial. O lançamento da obra será agora, dia 20 de junho, a partir das 18h30, no Auditório Amarildo Nogueira Batista, da Universidade Estadual de Roraima.

O livro está disponível para compra no site editorialcasa.com.br. A arrecadação do lucro anual será repassada à Galeria Jaider Esbell. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 99156-1353, ou através das nossas redes sociais do organizador Paulo Thadeu das Neves.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário