George Melo apresenta projeto de lei que trata sobre Jogos Eletrônicos

O PL, institui a política estadual de incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos / Foto: Renato Dias /

Os Jogos Eletrônicos ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. Quem chegou a frequentar as Lan Houses, jamais poderia imaginar que aqueles jogos que conquistaram o público gamer da época, viraria um fenômeno da atualidade, que atinge um grande público e movimenta indústrias no mundo inteiro. O que era casual virou assunto sério, e o que era brincadeira virou profissão. 

Pensando na expansão do mercado de entrenimento, nas possibilidades e oportunidades que a modalidade pode representar para os profissionais e o mercado local, foi criado o  Projeto de Lei (nº 189) que regulariza e incentiva os Jogos Eletrônicos ou eSports em Roraima, assim como as atividades decorrentes como o comércio de hardwares e softwares.

O PL, prevê ainda a realização de eventos competitivos, assim como o estímulo do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, possibilitando ainda a formação de um polo dedicado à prática do esporte em Roraima.   

De acordo com o deputado George Melo (Podemos) o projeto de lei, visa incentivar o esporte no Estado, tendo em vista, a expansão da área tecnológica, o crescimento da indústria ligada aos jogos eletrônicos e competições, tanto realizadas na capital Boa Vista, em outras localidades do Brasil e fora do país.

“Hoje os jogos eletrônicos ou eSports, são mais populares e a prática vem ganhando força entre os jovens. Um exemplo são as competições realizadas aqui na capital, como a Game Weekend 2022 que ocorreu na semana passada no Círculo dos Oficiais de Boa Vista (COB), onde reuniu mais de 200 jovens e adultos que são fãs da modalidade tecnológica. É importante ressaltar que é nesses eventos, que nascem grandes competidores, como é o caso de Guilherme “PiriaJr” Barbosa, que hoje compete profissionalmente em São Paulo, representando o Estado de Roraima. É por conta de exemplos como esse, que eu aposto na tecnologia, porque sei, que ajuda a transformar também a nossa a educação”, ressaltou.

O projeto tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

Sobre os Jogos Eletrônicos ou eSports

O termo se popularizou nos últimos anos, e representa uma modalidade esportiva que pode ser feita sem movimentar o corpo, mas que exige muito da estratégia e do pensamento crítico. Muitos tipos de jogos são contemplados pelos E-Sports e a maioria dos atletas começam sua carreira de modo despretensioso, jogando um game em casa.

ELIVANE FREITAS
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário