SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Horto Municipal cultiva e doa mudas regionais há mais de 40 Anos

São mais de 50 espécies entre nativas, frutíferas e regionais. Desde 2013, já foram mais de 240 mil mudas doadas / Foto: Katarine Almeida /

De onde vêm as mudinhas plantadas nas praças e espaços públicos de Boa Vista? Você já se perguntou? O cultivo delas é de responsabilidade do Horto Municipal, que há mais de 40 anos desenvolve este trabalho no Parque Anauá. São mais de 50 espécies entre nativas, frutíferas e ornamentais – sendo estas as mais procuradas pelo público.
 
Isso mesmo! Além de atender as demandas da prefeitura para deixar a cidade mais arborizada, o Horto Municipal também faz doação de mudas à população. Desde 2013, já foram mais de 240 mil mudas doadas.

Quem conhece o trabalho desenvolvido pelo Horto é o acadêmico de Biologia, José Martins. Para ele, o cultivo é tão necessário quanto o trabalho de plantio pela cidade. “Para mim o interessante é que são priorizadas as árvores regionais, isso engrandece não só o cenário, como a valorização da cultura em si”, disse.

A agrônoma especialista em paisagismo Iris Negreiros explicou que existe uma “via de mão dupla” no trabalho desenvolvido no Horto. No momento, por exemplo, ainda não é possível doar algumas mudas frutíferas, como cajá, buriti, cupuaçu e açaí, pela quantidade disponível.

“Além de coletar pela cidade, nós contamos com doações de mudas e de sementes. Então nem sempre podemos dar todas as plantas que o público quer, até mesmo para manter nosso cultivo. Se a população tiver interesse em doar e não puder vir até nós, nossa equipe vai até o local”, disse Iris.

O horto também é a base do Dedo Verde, projeto social da prefeitura que tem suas ações focadas na proteção social com ações educativas e ambientais, de saúde e atividades recreativas. Os integrantes são agentes ambientais e têm entre 14 e 17 anos. Recebem R$ 230 mensais e participam de oficinas sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.

Ação voltada à melhor idade dará mudas de plantas do Horto Municipal

Nesta quarta-feira, 1º, na UBS Tancredo Neves, vai acontecer uma ação de prevenção em alusão à Campanha de Gripe e Tríplice Viral voltada ao público da melhor idade. Além de práticas como zumba, o público receberá mudas de plantas ornamentais do Horto Municipal. O evento é organizado pelas equipes de Saúde da Família 3.2 e 3.4 com apoio de agentes comunitários.

A agente Rosiane, que integra a organização, foi pessoalmente ao Horto coletar as mudas já prontas. “A gente vê nessa lembrancinha uma prática terapêutica para eles. Quem cuida de plantas, gosta de plantas, entende a diferença que faz”, comentou.

PARA SABER MAIS – E se você também quiser conhecer o Horto Municipal, os dias de visitação vão de terça a sexta-feira, no horário das 8h30 às 13h30.

ANA GABRIELA GOMES
Categoria:Meio Ambiente

Deixe seu Comentário