PARCERIA: Presidente da ALE-RR anuncia retorno de programas sociais a Caracaraí

Cidade-Porto comemora 67 anos de criação nesta sexta-feira (27) / Foto: Eduardo Andrade /

Conhecida como a Cidade-Porto, Caracaraí, a 170 quilômetros de Boa Vista, celebra nesta sexta-feira (27) 67 anos de criação pela Lei Federal nº 2.495/1955. Nos últimos 30 anos, a Assembleia Legislativa tem contribuído para o desenvolvimento e estruturação do município com aprovação de leis, destinação de recursos públicos pelas emendas parlamentares e apoio técnico do CAM (Centro de Apoio aos Municípios).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), revelou que em breve reativará os programas sociais do Poder Legislativo de forma presencial com a reabertura do núcleo da Casa no Centro de Caracaraí, com atividades de educação, cultura e lazer.

“Com o avanço da vacinação contra a covid-19, vamos retomar as atividades presenciais dos núcleos da Casa no interior do Estado. Em Caracaraí, além da Escolegis, teremos o Centro de Convivência da Juventude com várias modalidades esportivas e culturais com o objetivo de promover inclusão social e qualificação”, disse Sampaio.

Em 2021, o CAM entregou a Caracaraí e a outros municípios o Plano Diretor, Plano de Resíduos Sólidos e imagens em alta definição georreferenciadas. Os documentos são fundamentais para o desenvolvimento da região, bem como abrirão oportunidades para celebrações de convênios e recursos federais.

A prefeita Diane Coelho (SD) agradeceu o apoio do Poder Legislativo, seja com atendimento de demandas ou apoio para o desenvolvimento da região. “Quero agradecer ao presidente Soldado Sampaio e ao CAM pelo Plano Diretor e apoio técnico que tem nos oferecido. Nós estamos sempre em parceria com a Assembleia Legislativa e Governo do Estado”, frisou.

Emendas

Desde o início da atual legislatura (2019-2022), deputados destinaram emendas parlamentares, individuais e coletivas, para atender diversos segmentos em Caracaraí, como a construção e recuperação de pontes, estradas e vicinais, fomento à tecnologia, à agricultura familiar e à saúde.

Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 (Lei nº 1.371/20), por exemplo, a deputada Catarina Guerra (União) destinou recursos para a rede elétrica; o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), para recuperação e manutenção da vicinal 03 (Serra Dourada) e o deputado Odilon Filho (Podemos) para o Festival Folclórico de Caracaraí.

As emendas na LOA 2021 (Lei nº 1.451/21), foram para reforma de unidades de saúde e iluminação pública, destinadas pelo ex-deputado Jalser Renier (SD); aquisição de ambulância equipada, pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania); aquisição de insumos para unidades de saúde, pelo deputado Neto Loureiro (PMB) e de medicamentos e insumos pelo deputado Odilon Filho, com mais recursos para iluminação e reforma de hospital.

Para execução da LOA 2022 (Lei nº 1.625/22), emendas foram destinadas pela Comissão Mista de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle da Casa para atender vicinais e construção de escola na região do Baixo Rio Branco; pelo deputado Odilon, foram feitas indicações para construção de rampa de concreto no porto, com a deputada Yonny Pedroso (PL), aquisição de bombas elevatórias para saneamento do município e de caçambas coletoras de lixos; para o esporte, a deputada Tayla Peres (Republicanos) destinou recursos para finalização de obras do Complexo Esportivo da Vila Novo Paraíso.

Confira as leis estaduais direcionadas para Caracaraí:

Lei nº 05/1991 – Autoriza o Poder Executivo a criar uma escola agrotécnica na Vila Novo Paraíso – matéria apresentada pelo ex-deputado Ramiro José Teixeira;

Lei nº 104/1995 – Dispõe sobre a transformação da Cachoeira do Bem-Querer em área pública de lazer - matéria apresentada pelo ex-deputado Édio Lopes;

Lei nº 269/2000 – Denomina a ponte sobre o Rio Branco de José Vieira Sales Guerra - matéria apresentada pelo ex-deputado Berinho Bantim;

Lei nº 1.667/2022 – Denomina o Complexo Esportivo do Novo Paraíso de Sérgio Alves de Souza – apresentada pela deputada Tayla Peres (Republicanos).

História

Caracaraí nasceu às margens do Rio Branco.  Foi o primeiro ponto de embarque e desembarque de cargas oriundas do território amazonense. Ao porto, chegavam carregamentos vivos de gado e material para construção da cidade e o restante do Estado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do município é de 22.635 pessoas.

A sede é cortada pela BR-174 e tem como principais pontos turísticos o Parque Nacional do Viruá, Parque Nacional Serra da Mocidade e Cachoeira do Bem-Querer. Há ainda o Festival Folclórico de Caracaraí com a disputa de duas agremiações: o Gavião Carcará (representatividade da ave predominante na região) e a Cobra Mariana (personagem lendária de animal das profundezas do Rio Branco). Outras festividades são o Carafolia e o festejo de Nossa Senhora do Livramento.

YASMIN GUEDES
Categoria:Política

Deixe seu Comentário