Hospital de Retaguarda de Roraima volta a atender casos de covid-19

Os primeiros pacientes foram recebidos na noite de sábado, 15 / Foto: William Roth /
 
O pronto atendimento para pacientes com covid-19 do Hospital Estadual de Retaguarda voltou a atender pacientes na noite de sábado, dia 15, e já recebeu 45 pessoas em tratamento da doença. A partir de agora, o Hospital volta a ser a unidade referência covid-19 em Boa Vista.
 
"A medida reflete a preocupação do Governo no combate a covid-19.  Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura adequada para o paciente e assim, contribuir para uma boa e rápida recuperação", disse o governador Antonio Denarium.

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento ficará apenas com os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já o Pronto Atendimento Cosme e Silva, que até o dia 15 era exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas de covid-19, volta com os atendimentos de emergência para as demais demandas. 

O coordenador do Núcleo de Regulação Interna do Hospital de Retaguarda, Dom Martins, afirmou que a unidade tem capacidade de 120 leitos. “Já começamos a transferência dos primeiros pacientes que estavam internados nas demais unidades como o HGR e Cosme e Silva para evitar a contaminação dos demais pacientes que estivessem tratando outras doenças clínicas. Somente neste primeiro dia de funcionamento já recebemos 45 pacientes”, disse. 
 
Ele informou ainda que a unidade já está abastecida com medicamentos e insumos. “A nossa farmácia já está abastecida com os medicamentos necessários para o atendimento desses pacientes, tanto os internados como aqueles que passam somente pelo pronto atendimento”, explicou.

O médico infectologista Alexandre Salomão explicou que a unidade foi reaberta devido ao aumento recente no número de casos de covid-19 e ressaltou que a demanda aumentou devido à baixa procura por vacinas contra a doença e fez um alerta para que a população se vacine.

“Nós temos observado diariamente que os pacientes vacinados, quando desenvolvem a doença, estão tendo formas mais leves, mais brandas e de tratamento mais fácil. Se você estiver com o esquema vacinal incompleto, procure a unidade de vacinação mais próxima e vacine-se”, declarou o médico.

ISAQUE SANTIAGO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário