EM 2021: Bombeiros registram aumento de acidentes com vítimas presas em veículos

Foram 34 ocorrências no ano passado contra 19 em 2020 / Foto: Divulgação /

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima atendeu, durante todo o ano de 2021, um total de 856 ocorrências de acidente de trânsito em todo o Estado. Este número é menor do que o registrado em 2020, quando foram atendidas 943 ocorrências desse tipo.
 
Entretanto, mesmo com a redução do total de ocorrências, a corporação constatou um aumento considerável no número de ocorrências com vítimas presas em ferragens ou retidas em veículos.
 
Entre 2020 e 2021, o aumento foi de 79%. Foram 34 ocorrências no ano passado contra 19 em 2020. Esse aumento se deve, principalmente, ao crescimento do número de situações envolvendo atendimentos de colisão entre carros e carro com objeto fixo (árvores, postes, muros, prismas de concreto, etc).
 
Acidentes carro com carro tiveram um aumento de 40%, sendo 63 em 2021 contra 45 em 2020. Já as ocorrências com colisão de carro com objeto fixo, aumentaram 120%, saltando de 10 para 22.
 
Segundo o capitão Leonardo Menezes, comandante da Companhia de Busca e Salvamento, o aumento das ocorrências com vítimas presas preocupa a corporação.

“Analisando as estatísticas do Corpo de Bombeiros, chegamos a constatação que, mesmo com a redução do total, os acidentes de trânsito estão ficando mais fortes e violentos. O forte impacto faz com que a vítima não consiga sair com meios próprios e precise ser retirada pelas guarnições do CBMRR”, disse o capitão.
 
Ainda segundo Leonardo, quanto mais forte o impacto, maior é a velocidade do veículo antes da colisão, ou seja: maior é a probabilidade da vítima sofrer danos físicos.

“Com o excesso de velocidade, a deformação veicular é maior e, mesmo com a utilização do cinto de segurança e com os mais avançados sistemas de proteção contra impactos, airbags, instalados nos veículos, a vítima tende a bater partes não vitais do seu corpo na estrutura do veículo, podendo sofrer fraturas e outros tipos de lesões”.
 
OUTROS DADOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, além do aumento das ocorrências de vítimas presas em veículos, registrou um aumento no número de atendimentos envolvendo atropelamentos.
 
Em 2020, a Corporação havia registrado 44 atendimentos. Em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima realizou o atendimento de 53 ocorrências, um aumento de 21%.
 
O número de ocorrências de capotamento permaneceu estável, 41 ocorrências. Já as ocorrências envolvendo colisões entre carros e motos tiveram redução de 17%, de 428 em 2020 para 354 em 2021. Porém, este tipo de acidente de trânsito representa 58%, ou seja, mais da metade dos atendimentos de acidente de trânsito realizados em 2021 pelo CBMRR.

MACKSUEL LOPES
Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário