MEIO AMBIENTE: Caer realiza neste domingo a 24ª edição do “Caer nos Rios”

A campanha tem como intuito sensibilizar e alertar sobre a importância da preservação ambiental / Foto: Ascom/Caer /

Após dois anos sem realizar a campanha devido à pandemia, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), por meio do NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Companhia, realiza neste domingo, dia 28, a 24ª edição da campanha educativa e ambiental “Caer nos Rios” no balneário Cauamé. A ação teve início às 8h.

A ação é um chamado para a população e busca desenvolver a prática de conservação dos rios e igarapés, com o uso da conscientização ambiental acerca da preservação dos mananciais, para garantir a qualidade da água para consumo humano, por meio de um processo de tratamento sustentável.

“A campanha tem como intuito sensibilizar e alertar sobre a importância da preservação ambiental, bem como, ajudar a combater a poluição nos igarapés e rios”, explicou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizangela de Sousa Rodrigues.

PARCERIA 
 
Na edição deste ano, a Caer atuará em parceria com várias instituições. Entre os parceiros, estão a UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), Sesi (Serviço Social da Indústria), Idecam (Instituto de Defesa Civil da Amazônia), Secretaria Estadual de Educação, Escola Estadual Mário David Andreazza, Associação de Catadores Terra Viva e a ONG Adra.
 
VOLUNTARIADO 
 
Cerca de 90 voluntários das instituições parceiras, além de servidores da Caer, participam da ação. Airlene Carvalho, chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Companhia, ressaltou a importância do voluntariado na realização da campanha ambiental.

“A Caer busca incentivar o voluntariado por meio dessa campanha, formando cidadãos multiplicadores com atitudes sustentáveis e saudáveis. Além de estimular o hábito de reciclar e reutilizar os resíduos de forma adequada”, disse Airlene.  
 
CAMPANHA
 
A campanha Caer nos Rios já está na sua 24ª edição e já mobilizou mais de 1.500 pessoas. Simultaneamente na coleta de resíduos, é realizado um trabalho de conscientização ambiental pelas equipes que percorrem os balneários. 

Os banhistas, pescadores e donos de bares recebem orientações para não descartarem lixo em locais impróprios e usarem sacos para armazenar seu lixo e levar para casa ou descartar nas lixeiras próximas dos bares.

O trabalho educativo também é feito nas unidades de ensino, antes de cada campanha, e é baseado na Lei Nº6. 938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e consagra a educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente, com atitudes saudáveis e transformadoras.

DA REDAÇÃO
Categoria:Meio Ambiente

Deixe seu Comentário