Governança da UFRR é destaque em levantamento do TCU

No comparativo entre 2018 e 2021 houve melhorias em todos os itens analisados / Foto: Divulgação /

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi uma das instituições de destaque no mais recente Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU). O levantamento apresentou a evolução das boas práticas de governança e gestão da UFRR. No comparativo entre 2018 e 2021 houve melhorias em todos os itens analisados.

O levantamento traz o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG) 2021, composto pelo iGG (índice integrado de governança e gestão públicas), iGovPub (índice de governança pública), iGov Pessoas (índice de governança e gestão de pessoas), iGestPessoas (índice de capacidade de gestão de pessoas), iGovTI (índice de governança e gestão de Ti), iGestTI (índice de capacidade e gestão de TI), iGovContrat (índice de governança e gestão de contratações), iGestContrat (índice de capacidade em gestão de contratações), iGovOrcament (índice de governança e gestão orçamentária) e iGestOrcament (índice de capacidade em gestão orçamentária).

Os dados foram publicados em outubro deste ano. De acordo com os dados do TCU, a UFRR teve todos os indicadores avaliados em mais de 58,3%. Em 2018 havia ficado com percentuais abaixo de 33%.

A boa avaliação feita pelo TCU é resultado da criação, no âmbito da UFRR, de instrumentos e organismos que norteiam as tomadas de decisão, como o Orçamento Temático, o alinhamento de projetos e ações à previsão orçamentária e planos institucionais estratégicos; e a capacitação continuada de gestores por meio do Fórum de Gestores Administrativos (Forgea).

Também colaboraram para a melhoria dos resultados as discussões coletivas nos comitês gestores da UFRR: CGI, COSIC, CGRC e CGD; a construção coletiva do PDI 2021-2025 (com audiência pública, Grupos de Trabalho, Consultas Públicas e, brevemente, nos Conselhos Superiores); e o estabelecimento de prioridades no uso de recursos orçamentários para investimento e custeio, entre outros.

Trabalho conjunto

Governança na administração pública é um conjunto de práticas e sistemas que apresentam a capacidade de formular, planejar, programar e cumprir funções visando ao bem-estar da sociedade.

A melhoria dos índices do iGG 2021 exigiu um trabalho de equipe, que envolveu a participação e dedicação direta de vários gestores da UFRR. O reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli, destaca que o Levantamento de Governança e Gestão Públicas do TCU 2021 é um guia para o aprimoramento contínuo das boas práticas de governança e de gestão nos órgãos públicos.

“A melhoria dos nossos índices é fruto de uma ação conjunta envolvendo vários setores e muitas pessoas. Esse resultado é a soma da contribuição de todos os servidores da UFRR”, afirma o reitor.

Números do iGG 2021 em relação ao iGG 2018 – A melhoria em todos os índices do iGG foi muito clara. Nesse levantamento, o índice integrado de governança e gestão pública, a UFRR foi de 18% em 2018 para 67% em 2021. O índice de governança pública da UFRR subiu de 28% para 72,1%. No índice de governança e gestão de pessoas, a instituição passou de 21% para 67%. Já no índice de capacidade em gestão de pessoas foi de 15% para 58,3%.

A UFRR também foi melhor avaliada nos índices de governança e gestão de TI e de capacidade em gestão de TI, saindo de 10% para 67,3% no primeiro e de 7% para 61,7% no segundo.

O levantamento do TCU também avaliou os indicadores de governança e gestão de contratações, que foram de 33% em 2018 para 63,8% em 2021, e de capacidade em gestão de contratações, que avançou de 21% para 69,5%.

No índice atual, o TCU incluiu duas novas avaliações. Nelas, a UFRR obteve 66,1% na avaliação do índice de governança e gestão orçamentária e 71,2% no índice de capacidade em gestão orçamentária.

Todo esse esforço tem efeito prático nos processos decisórios, por exemplo, para as contratações de serviços de revitalizações ou reformas e na aquisição de bens mobiliários e equipamentos das unidades acadêmicas e administrativas. Também contribuiu para o estabelecimento de prioridades de contratação de pessoal técnico-administrativo e docente e no uso racional dos recursos, melhorando as atividades fins de pesquisa, ensino e extensão da UFRR.

Para saber mais, confira esta entrevista feita com o pró-reitor de Planejamento da UFRR, professor Carlos Augusto Carvalho, sobre a melhoria dos indicadores de governança da gestão da universidade CLICANDO AQUI.

FONTE: PORTAL UFRR
Categoria:Educação

Deixe seu Comentário