BALNEÁRIO SEGURO: Prefeitura promove ação de orientação em balneários da capital

As equipes da defesa civil estão atuando também nos fins de semana / Foto: Léo Costa /

Os banhistas das praias do Caçari e do Cauamé, receberam nessa segunda-feira, 1º a ação “Balneário seguro”, promovida pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) com equipes da Defesa Civil. A ação visa orientar a população sobre as medidas de segurança contra afogamento e cuidados nas praias.
 
A movimentação nos balneários com a chegada do verão tem sido intensa, pensando na segurança da população, a ação “Balneário Seguro” está com um cronograma de atividades em várias praias da capital, neste feriado prolongado e nos próximos finais de semana. As equipes da Defesa Civil estão orientando os frequentadores sobre os cuidados necessários ao permanecer nas praias.
 
“Hoje nossa missão é orientar os banhistas quanto a utilização segura dos rios e igarapés da nossa cidade. Estaremos presentes não só nos feriados mas também nos fins de semana com a ação preventiva e, realizando as rondas por toda a extensão da praia com a utilização de quadriciclo e jet skis”, disse o guarda – vida da Defesa Civil José M.S. Arruda.
 
Outra preocupação constante é com relação a incidentes e ocorrências de afogamento com crianças. Pais e responsáveis são orientados e os cuidados devem ser redobrados. O alerta vale também para o consumo de bebidas alcoólicas, que é um dos fatores de risco para afogamentos, pois o nível das águas ainda está alto e com correnteza.
 
Para Gisele da Silva Costa, frequentadora da praia do Caçari, a ação é muito positiva. “Nossa opção de lazer desse feriado foi trazer as crianças para a praia. A ação é muito importante para que todos fiquem mais conscientes com a segurança e assim não aconteça nenhum incidente”, afirmou.
 
Cuidando do Meio Ambiente

As equipes também deixam a mensagem de conscientização quanto ao recolhimento do lixo, para que todos possam usufruir da praia limpa. O descarte adequado garante também a segurança de quem frequenta o local, sem a presença de garrafas de vidro ou outros materiais que ficam na areia oferecendo risco aos banhistas e ao Meio Ambiente.
 
Conforme artigo 127 do Código de Postura do Município é proibido em balneários ou praias:

- Dar banho em animais;
- Retirar areia ou outro material que prejudique a sua finalidade;
- Armar barracas por mais de 24 horas ou fora dos locais determinados, sem prévia licença da prefeitura;
- Fazer fogueiras nos matos ou bosques adjacentes;
- Lançar pedra, vidros ou outros objetos que possam causar danos aos banhistas;
- Danificar, remover ou alterar as cabines ou outros melhoramentos realizados pela Prefeitura;
- Praticar jogos esportivos que atentem contra a saúde e a segurança dos outros banhistas;
- Praticar esportes aquáticos, com barcos motorizados, nas áreas de maior frequência dos banhistas;
- Fica expressamente proibido às embarcações, motores e esquiadores nas praias se exibirem num raio de área de 500 metros de extensão a partir da praia.

WALQUIRIA DOMINGUES
Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário