Prefeitura encerra 2º etapa de vacinação contra febre aftosa

Encerramento foi na comunidade Darora. Vacinação ocorreu nas 17 comunidades indígenas de Boa Vista / Foto: Léo Costa /

A Prefeitura de Boa Vista encerrou nesta quarta-feira, 27, a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa nas comunidades indígenas do município. O encerramento ocorreu na Comunidade Darora, onde os bovinos com idade de zero a dois anos receberam a dose de reforço do imunizante.
 
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, que efetuou além da vacinação contra a febre aftosa, a vermifugação do rebanho nas 17 comunidades indígenas de Boa Vista.
 
Cerca de 3.400 animais foram vermifugados e aproximadamente 1.400, na faixa etária (0 a 2 anos) foram vacinados. Boa Vista é o único município que vacina gratuitamente o rebanho bovino de suas comunidades.
 
“Realizamos todo processo, desde a doação da vacina, agulha, seringas, vermífugo, além de disponibilizar médico veterinário e técnicos durante todo processo. Em abril fizemos a primeira etapa e hoje estamos finalizando a segunda etapa na comunidade do Darora. O objetivo desse trabalho é contribuir para que o estado de Roraima continue livre desta doença e que os animais tenham ganhos zootécnicos, beneficiando as comunidades detentoras destes”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.
 
O prefeito Arthur Henrique esteve na comunidade acompanhando de perto os trabalhos feitos por lá. “A criação de gado é uma importante fonte de renda das comunidades indígenas. Boa Vista é o único município que a prefeitura custeia essa vacinação. E além da vacinação, a prefeitura aproveita para vermifugar todo rebanho também. A gestão faz esse trabalho nas 17 comunidades para garantir que esses animais se mantenham saudáveis e rentáveis”, frisou.
 
A assistência prestada pela prefeitura aos produtores vai desde o fornecimento das matrizes, suplementação alimentar, fornecimento de arame para contenção do rebanho, cocho e medicação.
 
“Ficamos muito alegres em receber a equipe da prefeitura para vacinar nosso gado. Agradecemos esse apoio que é muito importante para nossa comunidade. É um trabalho que vem tendo continuidade e só temos a agradecer por toda assistência que é dada para gente”, destacou o tuxaua da comunidade Darora, Jesus Mota.
 
Mais investimentos

A gestão municipal trabalha desde o início do ano na recuperação de estradas e pontes. Já construiu 4 pontes nas comunidades indígenas do Milho, Mauixi e Três irmãos. Distribuiu insumos e ajudou a plantar 52 hectares de milho.
 
A prefeitura beneficiou 51 famílias indígenas. Executou todos os procedimentos de assistência técnica como: Preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção. 47 maquinários da prefeitura estão disponíveis aos agricultores.
 
Desde a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, R$ 3,5 milhões de reais já foram investidos nas áreas indígenas. A secretaria forneceu insumos, materiais agrícolas, gado, dentre outros serviços.
 
Novidades - Até o final do ano novos convênios estarão disponíveis nas áreas de piscicultura e avicultura nas comunidades indígenas.

SHIRLEIA RIOS
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário