Prefeitura entrega Orla Taumanan interligada ao Parque do Rio Branco

Espaço tem opções de bares, lanchonetes e restaurantes para garantir lazer aos boa-vistenses / Foto: Katarine Almeida /

A Prefeitura de Boa Vista reabriu a Orla Taumanan na noite desta sexta-feira, 22. O espaço de lazer, que fica no Centro da cidade, foi revitalizado e ganhou uma passarela de interligação ao Parque do Rio Branco.

Um dos principais cartões postais de Roraima, a Orla é um espaço distribuído em plataformas, que contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso dos visitantes.

Todo o espaço foi modernizado: os quiosques receberam uma cobertura metálica, os sistemas elétrico e hidrossanitário foram substituídos, assim como o revestimento e o forro de gesso.

Fogos e atrações musicais sucederam o descerramento da placa de inauguração da passarela que interliga os dois espaços. O prefeito, Arthur Henrique, lembrou que as flexibilizações com o avanço da vacinação permitiram a reabertura e a comemoração feita para a população.

“Nós reestruturamos toda a parte de suporte da Orla, que é um local que já fazia parte da vida das pessoas. Também inauguramos a interligação, as pessoas agora vão ter acesso ao Parque com uma passarela que fica por cima do Rio Branco”, disse o prefeito.

Contemplada pelo programa Cidade Luz, a Orla está totalmente iluminada por lâmpadas LED, o que garante maior sensação de segurança aos visitantes. Também há um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal no local. Toda a revitalização do complexo foi comemorada.

“Eu nasci e fui criada aqui, vi toda a mudança e acho que foi muito gratificante para todos nós que somos roraimenses. Senti que o local está mais seguro e mais bonito”, afirmou a assistente de aluno, Valdirene Gomes.

Taumanan é uma palavra da língua Macuxi, que significa “paz”. Os nomes das duas plataformas do local também são de origem indígena: a superior se chama Meiremê, que significa “arco-íris”, enquanto a inferior se chama Weikepá, que é traduzido como nascer do sol.

Com cinco opções entre bares, restaurantes e lanchonetes, a reabertura da Orla vai garantir um espaço para horários de lazer, o happy hour, com direito a uma vista para o Rio Branco e um pôr do sol no fim das tardes.

A revitalização

A Orla foi inaugurada em 2004 e a reforma também deu reforço as fundações da estrutura. Foram executados blocos de coroamento, estacas raiz e reforço dos pilares existentes.

Todas as vigas e lajes receberam uma nova pintura. Fissuras e trincas foram recuperadas, assim como todas as principais vigas e, ainda, foram instaladas novas vigas metálicas para reforço das lajes.

Um atracadouro flutuante está em construção no local para manter barcos amarrados entre a Orla Taumanan e o Parque do Rio Branco. O deck vai ter uma estrutura que mistura metal e madeira.

FABRÍCIO ARAÚJO
Categoria:Turismo

Deixe seu Comentário