INVESTIMENTOS NA SAÚDE: Novos equipamentos de climatização chegam a Roraima para atender o HGR

São mais de 140 equipamentos, que farão parte de um sistema de climatização moderno e seguro, fundamental para o funcionamento adequado do local / Foto: Ascom/Sesau /

O trabalho de reconstrução da saúde continua em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira, 7, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), recebeu a segunda remessa de equipamentos que serão destinados ao Bloco E do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). São mais de 140 equipamentos, que farão parte de um sistema de climatização moderno e seguro, fundamental para o funcionamento adequado do local.
 
A remessa entregue nesta quinta-feira, soma R$ 1.371.719,00, de um total de R$ 2.925.000,00 investidos para a aquisição de equipamentos, por meio de pregão eletrônico.
 
De acordo com o governador Antonio Denarium, a chegada dos equipamentos marca a conclusão de mais uma etapa da obra.
 
“Estamos caminhando já para a reta final. Temos os dois primeiros pavimentos prontos, faltando apenas finalizar o terceiro e quarto pavimentos e, com os equipamentos sendo entregues, vamos partir com toda a força para a conclusão dos ajustes que estão faltando para deixar tudo pronto o mais breve possível”, destacou o governador.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, o trabalho de instalação do sistema de climatização deve ser concluído o mais rápido possível.
 
“As equipes estão tomando os cuidados necessários para garantir que os recursos utilizados na obra ofereçam, na prática, o conforto e a segurança, tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes. Por isso, cada etapa está sendo executada com muita responsabilidade e cuidado”, completou o secretário.
 
Equipamentos já estão sendo instalados

No mês de agosto, o Estado recebeu a primeira parte dos equipamentos, que já foram instalados e atendem o térreo e 1° pavimento. A próxima etapa será a instalação no 2° e 3° pavimentos, UTI e Centro Cirúrgico, após uma logística de instalação e, por fim, a cobertura do prédio.
 
De acordo com o engenheiro Luiz Fernando Possebon, um dos responsáveis pela obra, ao longo da próxima semana, será iniciada a instalação dos condensadores na cobertura do prédio.
 
“Com o sistema VRF, teremos as condensadoras de alta potência na cobertura ligando diversas evaporadoras em diferentes setores. Para realizar a instalação, precisaremos de um guincho, que deve chegar de Manaus na próxima semana. Com isso, a obra caminha para a reta final de conclusão”, destacou. 
 
Ele reforça que, em se tratando de um Bloco hospitalar, a presença de um sistema de climatização adequado vai muito além de proporcionar conforto aos pacientes. Por isso, os novos equipamentos formados por unidades evaporadoras, condensadora, tubulações, ramificações, eram aguardados por toda equipe que atua na construção do anexo, uma vez que são capazes de garantir a melhoria na qualidade do ar e contribuir no tratamento das pessoas.
 
“O sistema utilizado para a climatização do Anexo E tem a potência necessária para climatizar diversos ambientes, com versatilidade e economia de energia. E, é comprovado que unidades que possuem ambientes mais confortáveis, do ponto de vista térmico e da qualidade do ar, podem diminuir a estadia do paciente, junto com os custos de operação. Esse sistema de climatização conta com diversas vantagens como, alta eficiência energética, economia no consumo de energia, sistema de controle microprocessado, que permite o gerenciamento por zona", reforçou o engenheiro.

AYMÊ TAVARES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário