RORAIMA 33 ANOS: Governo realiza de 6 a 8 de outubro mostra de artes integradas

As atividades ocorrerão no Palácio da Cultura, com início às 19 horas e previsão de término às 23 horas / Foto: Secom-RR /

Em alusão ao aniversário de 33 anos do Estado, comemorado no dia 5 de outubro, o Governo de Roraima realizará, do dia 6 ao dia 8, a Mostra de Artes Integradas - “Arte Roraima”.

Sob a coordenação da Secult (Secretaria de Cultura), as atividades ocorrerão no Palácio da Cultura, com início às 19 horas e previsão de término às 23 horas, sendo que a Mostra de Artes Visuais prosseguirá até o dia 31 de outubro.

A ação vai propiciar aos visitantes um passeio por vários espaços para apreciação da cultura e das artes roraimenses, com suas fortes raízes ancestrais indígenas e influenciadas por conhecimentos trazidos de outras partes do País e do mundo.

Um dos destaques da Mostra será o lançamento, às 20 horas de quinta-feira, dia 7, do primeiro Guia da Gastronomia Tradicional Indígena registrado no Brasil.

"A Mostra de Artes Integradas - Arte Roraima foi criada em homenagem aos 33 anos do Estado. Ela vai reunir gastronomia tradicional indígena, artesanato, arte visual, teatro, dança, música e literatura. São vários segmentos artísticos numa mostra do dia 6 ao dia 8 de outubro, com extensão da exposição de artes visuais até o final do mês nas dependências do Palácio da Cultura. Serão utilizados vários espaços com movimentos artísticos diversos", explicou o diretor de Promoção Cultural da Secult, Enos Almeida.
 
PROGRAMAÇÃO
 
A abertura oficial da Mostra será às 19 horas da próxima quarta-feira, dia 6, em frente ao Palácio da Cultura, com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Roraima. Na sequência, às 19h30, será realizada, no Hall, a abertura da Exposição Coletiva de Artes Visuais - “Arte Roraima”.

Encerrando o primeiro dia, às 20h30, haverá exibição do espetáculo Canta Toquinho, no Auditório do Palácio da Cultura, com o Coral Infanto-Juvenil da Emur (Escola de Música de Roraima).

Na quinta-feira, haverá intervenção de dança urbana com a Companhia JM Jazz, às 19 horas, na praça em frente ao Palácio da Cultura. Às 19h10, na sacada do piso superior, ocorrerá apresentação da Orquestra Roraima Óperas, com o tenor Juan Alex Hernandez Collazo e a maestrina Lilyane Lopes cantando árias de óperas famosas.

Em seguida, às 19h40, haverá intervenção musical instrumental com integrantes da Escola de Música, no Hall térreo do Palácio da Cultura, onde os visitantes poderão apreciar também a Exposição de Artes Visuais.

Às 20 horas, será feita a abertura da Feira Arte Roraima, com o lançamento do Guia da Gastronomia Etnocultural de Roraima e do E-Book da Mostra da Gastronomia Indígena Tradicional, Gastronomia local e Artesanato, na Praça Dagmar Ramalho (Praça do Coreto), localizada detrás do Palácio da Cultura.

Na sequência, às 20h20, haverá apresentação musical regional com o cantor Eliakin Rufino e degustação de gastronomia indígena das etnias Macuxi e Wapichana (damorida, pajuaru e caxiri).

O segundo dia de atividades será concluído com a apresentação do cantor Halisson Crystian, a partir das 21h20.

Na sexta-feira, 8, a Exposição de Artes Visuais prossegue no Hall do Palácio da Cultura. Às 19h30, a Feira Arte Roraima estará aberta, com Mostra da Gastronomia Indígena Tradicional, Gastronomia local e Artesanato na Praça Dagmar Ramalho.

Às 20 horas, haverá apresentação musical regional com a cantora Euterpe e degustação de gastronomia indígena das etnias Macuxi e Wapichana (peixe na folha de bananeira, bolinho de milho, pajuaru e caxiri).

Apresentação musical do cantor e compositor Neuber Uchôa marcará o encerramento das atividades na terceira noite.

DA REDAÇÃO
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário