DIA DAS ABELHAS: Estado registra produção crescente de mel

O Governo do Estado oferece aos produtores incentivos, financiamento e repasse de conhecimento por meio da assistência técnica / Foto: Ascom/Seapa /

Neste domingo, 3 de outubro, é comemorado o Dia Nacional das Abelhas, e a produção do mel cresce e ganha cada dia mais notoriedade em Roraima. A apicultura teve um impulso significativo nos últimos anos, resultante dos investimentos feitos pelo Governo do Estado.

Durante a atual gestão, os produtores receberam incentivos, financiamento e repasse de conhecimento por meio da assistência técnica. Entre os investimentos do governo para os produtores de mel, foram financiadas 1.504 caixas, por meio da Desenvolve Roraima, beneficiando diretamente mais de 16 apicultores, um total de R$ 319.200,00 em valor contratado.

“Na minha gestão, faço questão de oferecer todas as oportunidades para quem trabalha e busca conhecimento. Os apicultores realizam um trabalho muito bonito e representam muito bem nosso Estado com produtos de qualidade”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Aluizio Nascimento, titular da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), fala sobre a diversidade e qualidade do produto, uma particularidade diferencia o mel produzido no Estado. “O que determina a cor e o sabor é a florada da estação, em Roraima, ela se destaca pela diversidade. Atualmente, são produzidas cerca de oito colorações de mel em solo roraimense”, explicou.

A Associação dos Apicultores de Roraima, localizada na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, já possui o SIE (Selo de Inspeção Estadual), que garante a boa procedência do mel e possibilita a produção dos 64 apicultores, que são associados. Além disso, foi renovado o Termo de Autorização de Uso de Bem Público, para que a Associação continue utilizando o prédio pertencente ao Governo de Roraima.

O apicultor Pedro de Freitas, produtor há 45 anos no Estado, fala da importância das abelhas. “A abelha é muito importante para a natureza, sem as abelhas, talvez, já estaríamos extintos. O planeta iria virar um deserto. Tanto a abelha com ferrão quanto a abelha sem ferrão, todas têm o seu papel na polinização. É muito importante manter a natureza em pé”, frisou.
 
Em números
 
De abril de 2020 a abril de 2021, foram exportadas mais de 200 toneladas de mel. No mercado local, cerca de oito a dez toneladas são consumidas por mês. Atualmente, no Estado, são beneficiadas cerca de 30 toneladas por mês. O produto é comercializado aqui, comprado pelos demais estados brasileiros e exportado para o mercado exterior.

Mais informações sobre as abelhas

Uma abelha é capaz de produzir no máximo cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam colher o néctar de pelo menos cinco milhões de flores. A abelha rainha é capaz de colocar entre 2 mil e 5 mil ovos por dia.

Diariamente, uma abelha passa por cerca de 50 mil flores, em busca de néctar e pólen. Existem, aproximadamente, 20 mil espécies diferentes de abelhas, divididas em 10 famílias.

CACAU BASTOS
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário