PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Lives promovidas pela ALE-RR abordam papel das políticas públicas e inclusão social

As lives serão mediadas pelo coordenador do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência do Programa de Direitos Humanos e Cidadania da ALE-RR, Jean Martins de Araújo / Foto: Jader Souza /
 
A TV Assembleia, canal 57.3, transmitirá duas lives referentes ao “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência” e à “Semana da Pessoa com Deficiência”, nos dias 21 e 22 de setembro, a partir das 19h. As transmissões serão feitas simultaneamente pelas redes sociais do Parlamento (@assembleia).
 
O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) por meio do Programa de Direitos Humanos e Cidadania, presidido pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).
 
“São lives de debates, de conhecimentos específicos sobre a questão das deficiências. Queremos que a população aprenda, pois é o processo educativo da sociedade, por pessoas com expertise na área, que falam sobre esse tema tão esquecido na nossa sociedade”, disse a parlamentar ao falar sobre a importância do evento.
 
A live do dia 21 terá como tema “Deficiência e o Papel das Políticas Públicas no Contexto Histórico”. A segunda vai abordar “O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social”. Ambas serão mediadas por Jean Martins de Araújo, coordenador do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência do Programa de Direitos Humanos e Cidadania da ALE-RR.
 
“É um caminho extenso e não imediato, mas um processo a longo prazo. A gente já está andando, mas deveria estar mais adiantado como em outros estados”, disse Jean Martins, ao se referir às políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.
 
Segundo ele, falta empatia das das autoridades constituídas e da população. “Quando nos sentamos com aqueles que fazem a política pública e falamos sobre o nosso direito, eles acreditam que é privilégio. Primeiro, temos que trabalhar a sensibilidade da sociedade e daqueles que têm o poder de mudar a vida das pessoas”, afirmou.
 
Jean Martins destacou que todos os setores da atividade humana precisam entender que a pessoa com deficiência é capaz. “O que precisamos são das ferramentas e da equiparação de direitos. Para isso, a sociedade precisa ter outro olhar sobre a política da pessoa com deficiência, ter empatia e ajudar”, enfatizou.
 
Programa
 
A diretora do Programa de Direitos Humanos e Cidadania, Socorro Santos, explicou que dentro do programa existem quatro centros que atuam diretamente com as pessoas em vulnerabilidade: de Promoção à Pessoa com Deficiência; de Incentivo à Mulher na Política; de Mulheres Indígenas; e o de Promoção ao Tráfico de Pessoas.
 
“Durante este mês, teremos uma vasta programação voltada para o Centro de Promoção à Pessoa com Deficiência. O Centro de Incentivo à Mulher na Política tem como finalidade fazer com que a mulher perceba seu papel político-partidário e que, muitas vezes, ela já desenvolve essa habilidade dentro da comunidade e não se apercebe disso”, disse.
 
Conforme Socorro, o Centro de Mulheres Indígenas vai atuar nas comunidades, mas terá como foco principal a população indígena urbana para identificar quem a compõe, qual o perfil e como estão vivendo.
 
Já o Centro de Promoção ao Tráfico de Pessoas abarca todas as modalidades em situação insalubre, segundo detalhou, acrescentando que existem ainda mais dois projetos a serem implementados, voltados para as fronteiras com a Venezuela e a República da Guiana.
 
Para Jean Martins, o novo programa da Assembleia Legislativa é inovador porque agrega grupos minoritários em vulnerabilidade.
 
“É uma nova roupagem essa criação do Centro da Pessoa com Deficiência. A gente quer trabalhar em cima dos direitos já garantidos, bem como ajudar a Casa Legislativa na promoção de políticas públicas e dar apoio ao deficiente que tem dificuldade para conseguir benefícios, além de fazer com que a Assembleia tenha mais contato com as pessoas com deficiência”, esclareceu.

MARILENA FREITAS
Categoria:Política

Deixe seu Comentário