Operação cumpre mandados de busca e apreensão contra acusados de sequestrar o jornalista Romano dos Anjos

A Operação Pulitzer foi deflagrada nesta manhã pelo MPRR e Polícias Civil e Militar; o cumprimento dos sete mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão ainda está em andamento / Foto: Marcelo Marques /

O dia hoje, 16, amanheceu movimentado em Boa Vista, com a deflagração da Operação Pulitzer para o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão contra os acusados de envolvimento no sequestro do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido no dia 26 de outubro do ano passado.

A operação, ainda em andamento, é realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) do MPRR (Ministério Público de Roraima), a PCRR (Polícia Civil) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima). Os mandados foram emitidos pelo TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que decretou sigilo absoluto das investigações. Apesar disso, o G1-RR divulgou a relação dos militares alvo da operação.

Entre os acusados, estão seis militares da PMRR: um coronel aposentado, um major, dois subtenentes, um sargento e soldado. Além dos militares, um ex-servidor da ALE-RR está entre os envolvidos.

A ação mobilizou cerca de 100 agentes públicos, dentre policiais militares e civis, além de membros e servidores do MPRR.

Em nota enviada à imprensa, o Comando Geral da PMRR informou que, após a conclusão do inquérito, serão "abertos procedimentos administrativos referentes aos policiais militares supostamente envolvidos no caso".

Leia a nota na íntegra:

"A Polícia Militar informa que a investigação sobre o Caso do jornalista Romano dos Anjos corre em segredo de justiça por parte do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil, e somente após a conclusão do Inquérito e o acesso às informações, é que deverão ser abertos os procedimentos administrativos referentes aos policiais militaressupostamente envolvidos no caso.

A PM esclarece ainda que não compactua com comportamentos que não sigam os preceitos da honra e pundonor militares e que se for comprovado envolvimento de militares no caso, serão tomadas as medidas pertinentes pela corporação militar."


O sequestro

O sequestro do jornalista Romano dos Anjos ocorreu no dia 26 de outubro de 2020, quando ele teve sua casa invadido por homens emcapuzados enquanto jantava com sua esposa. Ele foi retirado de casa, torturado e deixado muito ferido (inclusive com o braço quebrado) em uma área na região o Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

"Romano estava com pés e mãos amarrados com fita adesiva, mas conseguiu se soltar. Como resultado, ele passou toda a noite próximo a uma árvore no Bom Intento. Em contrapartida, o carro do jornalista foi queimado pelos criminosos", diz reportagem do site Roraima em Tempo.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Polícia

Deixe seu Comentário