SAÚDE ITINERANTE: Ação no Baixo Rio Branco encerra com quase 1.600 atendimentos

Os atendimentos foram realizados entre os dias 4 e 13 deste mês / Foto: Ascom/Sesau /

Foram 10 dias de muito trabalho na região do Baixo Rio Branco. A equipe do
projeto Saúde Itinerante, do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está retornando para a capital com a sensação de dever cumprido, após realizar 1.544 atendimentos de saúde para os moradores das comunidades Floresta, Itaquera, Samauma, Xixuaú, Remanso, Caicumbí e Cachoeirinha, Santa Maria do Boiaçu, Canauanin, Terra Preta, Lago Grande, Santa Maria Velha, Panacarica e Dona Cota.
 
Foram realizadas 649 consultas oftalmológicas e 525 consultas com o ginecologista/clínico geral, além de 370 autorizações para produção de óculos, após solicitação médica.
 
Os atendimentos foram realizados entre os dias 4 e 13 deste mês. A parceria também envolveu o Tribunal de Justiça e levou serviços especializados com foco na assistência social e jurídica, disponibilizados pelo TJ.
 
Além das consultas médicas nas áreas de oftalmologia e ginecologia, foram realizados exames de ultrassom, distribuição de hipoclorito e orientação sobre prevenção de doenças.
 
“O nosso compromisso é trabalhar para melhorar a condição de vida da população em todas as áreas e a saúde é uma das prioridades. Por isso retomamos esse projeto que é a Saúde Itinerante para levar os serviços também para quem vive no interior do Estado. Temos trabalhado muito para colocar em prática as ações de governo e fazer com que a nossa gente tenha uma vida melhor”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
 
De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, as atividades na região do Baixo Rio Branco demonstram o empenho da equipe de trabalhar em prol do bem-estar da população de Roraima.
 
“Cada um fez o máximo para que essa semana fosse produtiva, acordando cedo e indo dormir tarde, organizando o mapa de consultas de cada médico, encaminhando para exames os casos em que fosse necessário e realizando o cadastrado para a produção dos óculos de todos aqueles em que o médico fez o encaminhamento, ou seja, cada profissional manteve a organização e o compromisso necessários para possibilitar que o maior número de pessoas pudesse ser atendido”, complementou o secretário.
 
Procedimentos cirúrgicos simples também foram realizados

Durante o atendimento na região, uma pequena cirurgia de Epilação de triquíase (retirada de cílios) foi realizada pelo médico oftalmologista.
 
A paciente estava com cílios nascendo de forma invertida, para dentro do olho, situação que comprometeria a visão a longo prazo. E pela necessidade do caso e baixa complexidade de realização, o procedimento cirúrgico foi feito durante o atendimento, garantindo a assistência necessária à paciente.
 
De acordo com Diego Mota, diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), para garantir a continuidade do atendimento, novas visitas serão planejadas.

"Nesses dias trabalhamos muito. Em Canauanin, por exemplo, ficamos até às 21:45 para assim conseguirmos cumprir a programação dos dias. E percebemos o quanto estas pessoas precisam de uma atenção maior em várias áreas e atendendo a preocupação do governador Antonio Denarium de levar saúde para quem precisa, vamos nos planejar para voltar e levar outros serviços também importantes", disse.
 
Moradores satisfeitos

Os moradores reconheceram o empenho da Caravana e agradeceram a atenção. Para Manoel da Silva, morador de Caicumbí, a ação chegou em boa hora. “Foi uma satisfação muito grande, especialmente pra gente que precisa desse atendimento no interior. Então fiquei satisfeito com esse trabalho e só tenho a agradecer”, disse.
 
A dona de casa Maria das Graças aproveitou para se consultar  nas duas especialidades médicas para solicitar os exames de rotina e deixar em dia. “Eu achei muito bom, na nossa comunidade e receber esse atendimento aqui, porque é muito difícil se deslocar até Boa Vista. Então só tenho a agradecer primeiro a Deus e a todos vocês, e especialmente a equipe médica por essa atenção aqui”, agradeceu.

LIDIANE OLIVEIRA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário