Dr. Ilderson quer sala humanizada no atendimento a mulheres vítimas de violência em Boa Vista

Dr. Ilderson: "A ambientação da sala deve passar a sensação mais acolhedora e aconchegante possível" / Foto: Divulgação /

Como forma de garantir os direitos das mulheres vítimas de violência de gênero, doméstica e familiar, o vereador Dr. Ilderson (PTB) protocolou projeto de lei que institui a “Sala Lilás” para prestar atendimento humanizado e especializado para essas vítimas.

Segundo a proposta, o espaço funcionará em uma Unidade Básica de Saúde de Boa Vista, com aparato para fazer exames periciais através de uma equipe multidisciplinar composta por guarda civil municipal feminina, psicóloga, assistente social, enfermeira, médica e outros profissionais especializados no atendimento caso necessário.

O espaço será equipado com uma maca ginecológica para o atendimento à mulher, incluindo crianças (vítima de abusos sexuais), adolescentes e idosas. A função da “Sala Lilás” é qualificar a coleta de provas para materialidade dos crimes de violência contra mulher, doméstica e familiar no processo, contribuindo, assim, com a responsabilização do agressor.

“Roraima é um estado letal para as mulheres e essa iniciativa é para aumentar ainda mais a rede de proteção à mulher vítima de violência. O espaço é uma ferramenta de apoio às autoridades para a responsabilização do agressor com perícia técnica através dessa avaliação multiprofissional. A ambientação da sala deve passar a sensação mais acolhedora e aconchegante possível, principalmente para às vítimas que já estão frágeis física e emocionalmente”, explicou o autor do projeto.

O vereador espera aprovação dos demais vereadores e sanção do Prefeito Arthur Henrique (MDB).

IURY CARVALHO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário