BAIXO RIO BRANCO: Comunidades receberão ações de fomento do turismo na região

No roteiro, está prevista a qualificação de primeiros socorros com condutores de pesca esportiva / Foto: Kallyl Barros /

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento, e do Detur (Departamento de Turismo), irá promover várias atividades com foco no fomento do turismo nas comunidades ribeirinhas Santa Maria Velha e Santa Maria do Boiaçu, na região do Baixo Rio Branco, no período de 13 a 17 de setembro.
 
No roteiro, está prevista a qualificação de primeiros socorros com condutores de pesca esportiva, com o objetivo de prepará-los para a temporada de atividades do segmento, que deverá iniciar em outubro deste ano e encerrar em março de 2022.
 
A programação será conduzida em parceria com o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e, conforme enfatizou o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, a Seplan visualiza, desde janeiro a estruturação do turismo de pesca esportiva, com a identificação de roteiros, realização de eventos,  inclusive um seminário no mês de maio, que convergiu na implementação das rotas amazônicas integradas, que destaca especificamente a pesca esportiva e, por fim, o lançamento da Lei de Pesca, que está tramitando na ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima).
 
“Nós acreditamos que essas atividades regulares, dentro da política de turismo estabelecida pelo governador Antonio Denarium, irão fortalecer o turismo de pesca esportiva em Roraima e vão viabilizar mais trabalho, renda e segurança para os ribeirinhos, para os turistas e para os empreendedores que atuam naquela região”, disse Brito.
 
Outra programação prevista é o estudo sobre o sítio arqueológico encontrado na região de Santa Maria Velha, a ser conduzido pelo Departamento de História da Uerr (Universidade Estadual de Roraima). O objetivo maior é construir um roteiro de turismo arqueológico naquela localidade.
 
A empresa Roraima Adventures, que também estará apoiando o Governo de Roraima na ação, irá conhecer os roteiros que foram mapeados pela Uerr em janeiro, com o objetivo de implementar o turismo de base comunitária, envolvendo ribeirinhos e demais moradores da região do Baixo Rio Branco.
 
A Seplan também contará com a participação do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) .“O objetivo é identificar ações que venham a desenvolver o turismo nos anos de 2021 e 2022”, afirmou o diretor da Detur.
 
O governador Antonio Denarium ressaltou que o fomento do turismo nessa região do município de Caracaraí irá dar ainda mais destaque a Roraima no cenário brasileiro, trazendo mais pessoas que querem conhecer o Estado e gerando renda para a população.
 
“A nossa gestão sempre se mostrou disposta a dar muito mais condições para fomentar o turismo aqui Roraima. Isso porque a gente entende que esse setor trará muitos resultados, não só economicamente, mas nos tornará um importante roteiro para os turistas do Brasil e do mundo”, destacou.

AYAN ARIEL
Categoria:Economia

Deixe seu Comentário