DIA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA: Governo destaca fortalecimento da agricultura familiar em Roraima

O governador Antonio Denarium comemorou o sucesso do evento / Foto: Secom-RR /

Cerca de três mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de "Dia de Cooperação Técnica"  Coopana - Seapa, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, distante 45km de Boa Vista.

Além das culturas de girassol, milho, feijão e sorgo, os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto peixes, colmeias de abelhas, as principais produções do hortifruti do Estado e até mesmo acompanhar a produção de farinha, num forno que foi instalado especialmente para o evento.

O governador Antonio Denarium comemorou o sucesso do evento e a participação da equipe de Governo que esteve presente, apoiando a agricultura familiar.

“Determinei que a Seapa inaugure o mais rápido possível o "Laboratório de Análise de Solos" aqui em Boa Vista, não podemos mais mandar amostras de solo para São Paulo, para fazer análise'', enfatizou.

O evento foi uma parceria do Governo de Roraima por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com a Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), que fica localizado no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista.

O "Dia de Cooperação Técnica" Coopana - Seapa, segundo o secretário da Seapa, Aluizio Nascimento, foi uma oportunidade para a população conhecer os resultados da agricultura familiar no Estado.

"Agradeço ao governador Antonio Denarium por nos dar condições para realizar este evento tão especial. Agradeço aos parceiros, ao empenho das Cooperativas e Associações e em especial pela "Coopana" por ter cedido o espaço”, frisou.

Um dos principais objetivos foi mostrar como iniciativas sérias podem dar certo e incentivar a autonomia de produtores da agricultura familiar. O presidente da Coopana, Elizoneto Cardoso Macedo, agradeceu a presença de todos e enfatizou a satisfação dessa parceria entre a Coopana e o Governo de Roraima na valorização da agricultura familiar e das cooperativas e associações.
 
AÇÕES DO GOVERNO
 
Ainda durante o evento, o governador Antonio Denarium anunciou o recurso de mais de R$ 1 milhão para ser aplicado no PAA-Roraima (Programa de Aquisição de Alimentos do Governo de Roraima) ainda este ano. E, no local, doou por meio do programa estadual quase uma tonelada de alimentos para três entidades beneficentes: Mexendo a Panela, Associação Beneficente Agapão e AACBV (Associação de Apoio Comunitário de Boa Vista).

A Desenvolve Roraima fez a entrega simbólica de R$ 600 mil em financiamento para 31 produtores da agricultura familiar, que cultivam, entre outras culturas, a apicultura, hortifruti, açaí, avicultura e bovinocultura.

O Programa Mais Pecuária Brasil, de Melhoramento Genético, uma parceria do Governo de Roraima por meio da Seapa, Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a empresa Alta Genetics, participou do Dia de Cooperação Técnica, demonstrando como o programa está mudando a realidade dos produtores em terras indígenas e dos pequenos produtores que  estão recebendo inseminação artificial para melhorar a pecuária em Roraima.
 
Sucesso de público e negócios
 
Quem participou do "Dia de Cooperação Técnica" pôde visitar vários stands que valorizaram a produção e cultura do Estado.

Produtos como abacaxi, melancia, melão, caju, macaxeira, batata-doce, cacau, mel, banana, citros, açaí e dendê, além de um stand de piscicultura, um forno de farinha e colmeias de abelhas, para representar a produção de mel.

Outro ponto chave no evento foi a exposição e venda de maquinários agrícolas, uma estrutura completa de irrigação e uma perfuratriz em funcionamento. Entre tantos serviços oferecidos, os visitantes receberam atendimentos de orientação técnica e regularização de terras.

A programação contou com atendimento no Ônibus da Mulher, com palestras sobre Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, autonomia econômica, atendimento psicossocial, psicóloga, orientação sobre a violência doméstica familiar com distribuição de kits educativos e informativos, além de serviços como corte de cabelo masculino e feminino, maquiagem e esmaltação.

Foram oferecidas ainda oficinas de pintura em tecido, customização/fuxico em blusas, oficina de bonecas e bordados. No espaço lúdico, teve atividades infantis como pintura na pele, pintura de desenhos, brincadeiras e contação de histórias.

Houve sorteio de vários brindes entre os participantes, além da distribuição de sementes de girassol. Como atração cultural o público pode apreciar os músicos de Sabá Kateretê, Banda Xote de Buteco e, finalizando o evento, o cantor Neto Andrade.

CACAU BASTOS
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário