Governo abre campo de girassol e outras culturas para visitação

O campo fica localizado na região do P.A. Nova Amazônia, vicinal 07, distante a 45km da capital, e pode ser visitada das 8h às 17h / Foto: Ascom/Seapa /

Girassol, milho, feijão e sorgo, são algumas das plantações que poderão ser vistas durante o Dia de Cooperação Técnica Coopana/Seapa, nos dias 10 e 11 de setembro, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista.
 
A ação, promovida pelo Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é uma oportunidade para a população conhecer os resultados da agricultura familiar no Estado.
 
O local é a sede da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), e faz parte de uma parceria realizada com o Governo do Estado para mostrar como iniciativas sérias podem dar certo e incentivar a autonomia de produtores da agricultura familiar. Fica localizada na região do P.A. Nova Amazônia, vicinal 07, polo 01, lote 526, zona rural, distante a 45 km da Capital, e pode ser visitada das 8h às 12h e das 14 às 17h.
 
Segundo o governador Antonio Denarium, o evento é mais uma possibilidade de conhecer as culturas que são produzidas no Estado e tirar dúvidas com a assistência técnica. Segundo ele, o Governo disponibiliza, por meio da Seapa a extensão rural, com visitas diárias, acompanhamento desde a plantação até a comercialização. “O Governo do Estado está presente em os esforços para que o produtor tenha êxito em sua propriedade”, reforçou.
 
Para o secretário da Seapa, Aluizio Nascimento, o Dia de Cooperação Técnica Coopana/Seapa, é momento de mostrar para a sociedade as ações que a Seapa promove, além de aproximar o campo para a zona urbana.
 
“Com a parceria do Governo do Estado, o governo entrando aqui no PA Nova Amazônia, com as Cooperativas, Associações, isso aqui é independência, isso aqui é qualidade. Qualidade de produção, qualidade de vida, todos nós aqui da agricultura familiar. Todo o PA Nova Amazônia está agradecendo essa parceria com o Governo”, ressaltou o presidente da Coopana, Elizoneto Cardoso Macedo.
 
O Dia de Cooperação Técnica Coopana/Seapa é voltado para agricultores, técnicos agrícolas, empresários, universitários e também ao público em geral. Na sexta-feira, 10, o campo estará aberto das 8h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, dia 11, será das 8h às 13h.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Quem for visitar o local irá conhecer várias culturas que são produzidas em todo estado e estarão expostas. Haverá a exposição e comercialização de produtos como abacaxi, melancia, melão, caju, macaxeira, batata-doce, cacau, mel, banana, citros, açaí e dendê, além de um stand de piscicultura.
 
Para o Dia de Cooperação técnica Coopana/Seapa também haverá uma Casa de Farinha, espaço das mulheres produtoras (exposição e comercialização de produtos), exposição de maquinários agrícolas, piscicultura e irrigação. Além de atendimentos nos stands de orientação técnica e regularização de terras.

No sábado, dia 11, a programação terá serviços de atendimento no Ônibus da Mulher, com consultas de clínico geral, palestras sobre Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, autonomia econômica, atendimento psicossocial, psicóloga, orientação sobre a violência doméstica familiar com distribuição de kits educativos e informativos, além de serviços como corte de cabelo masculino e feminino, maquiagem e esmaltação.
 
Haverá ainda oficinas de pintura em tecido, customização/fuxico em blusas, oficina de bonecas e bordados. No espaço lúdico terá atividades infantis como pintura na pele, pintura de desenhos, brincadeiras e contação de histórias e ainda, atração cultural com os músicos Sabá Kateretê e Neto Andrade.
 
CACAU BASTOS
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário