SETEMBRO AMARELO: Unidades básicas e especializadas de saúde promovem ações preventivas durante este mês

Palestras, rodas de conversa de troca de experiências serão o foco dos trabalhos em salas de esperas das UBSs / Foto: Katarine Almeida /

A prefeitura de Boa Vista tem reforçado em suas unidades básicas de saúde e especializadas durante todo esse mês de setembro a importância da prevenção ao suicídio. A ideia é sensibilizar e conscientizar a população sobre as formas de prevenção.

As atividades como palestras, rodas de conversa e troca de experiências serão desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes das unidades.

“Falar de saúde mental é tratar de um assunto que ainda hoje é visto como tabu para algumas pessoas. A proposta de abrir espaço com atividades é mostrar que essas pessoas não estão sós e que existem outras pessoas nessa situação, mostrar que existem na nossa rede profissionais qualificados para atender essa demanda. Vamos reforçar não somente este mês, mas durante todo o ano as ferramentas para que as pessoas encontrem estabilidade emocional em suas vidas e de que forma podem ser ajudadas”, destaca a psicóloga Gilvania Carvalho de Matos Dias, da UBS Helio Macedo, no bairro Jardim Caranã.

Programação

Na última sexta-feira, 3, os profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio se vestiram de amarelo, em alusão a data.

Nesta sexta-feira, dia 10, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e demais unidades estarão vestidos de amarelo, como forma de sensibilizar a população sobre o tema.

Alguns prédios das secretarias municipais estarão com as luzes na cor amarelo, a partir do dia 10, durante o mês de setembro.

Nos dias 10, 13,15, 20, 22 e 27, a partir das 9h, a UBS Helio Macedo estará realizando rodas de conversas na sala de espera da unidade.

A UBS Jardim Floresta vai realizar nos dias 13, 20 e 27, às 8h, palestras de sensibilização para os pacientes na sala de espera.

No dia 10 e 27 haverá ainda palestras na UBS Raiar do Sol. E no dia 13, às 14h15, terá uma palestra na UBS Dalmo Feitosa, no Cauamé, com tema Vale a pena Viver.

A UBS Santa Luzia vai realizar no dia 17, terapia em grupo para os servidores, com palestras e dinâmicas e no dia 24 a palestra de prevenção ao suicídio será voltada para os pacientes. 

JAMILE CARVALHO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário