SETEMBRO AMARELO: Partido Solidariedade promove apresentações e palestras em ações de combate ao suicídio

Programação inicia na próxima sexta-feira, 10, na Câmara Municipal de Boa Vista, às 9h / Foto: Divulgação /

A equipe jovem do Partido Solidariedade Roraima e os Voluntários da Valorização à Vida, realizam neste Setembro Amarelo uma série de Palestras, Encontros, Torneios e apresentações em prevenção ao suicídio.

A programação inicia na próxima sexta-feira, 10, na Câmara Municipal de Boa Vista, às 9h, com palestras onde serão abordados os temas: Profilaxias no Setembro Amarelo, com Adryel Morais; Qualidade de Vida nos Bairros Periféricos, com Mateus Rodrigues; Participação em Iniciativas Civis Sem Fins Lucrativos, com Yago Rocha; e Aumento do Suicídio em Jovens Negros e Indígenas, com Terminelli Vieira.

Também participam do Encontro, o bombeiro e pastor Leandro Gentil, detalhando como fazer primeiros socorros em tentativas de suicídio; Samara Samea, assistente social, explanando sobre a aceitação social e o respeito ao indivíduo e as doenças psicossociais; Kerolay Queiroz, psicóloga, abordando como superar a depressão e o uso de remédios antidepressivos; além da apresentação musical de Raquel Mendes.

Durante a tarde, na Praça Germano Sampaio, bairro Pintolândia, ocorre o Sarau Beneficente Juntos Pela Vida e o Torneio Diga Sim à Vida, com as modalidades: Futsal e Free Fire, a partir das 17h. Já no sábado, 11, no mesmo local, acontecem as apresentações de Natu e MC Frank.

Andryel Mendes, vice-presidente do Solidariedade Jovem RR, ressaltou a unicidade em favor da causa. Segundo ele, “A saúde mental é um fator sério e os jovens de hoje precisam de dias melhores para fortalecer sua história neste mundo moderno e amplo de benefícios”, enfatizou.

Esta ação social, em prol da valorização dos jovens em RR, tem o apoio do deputado Estadual Jalser Renier. Para o parlamentar, “Valorizar os sonhos das gerações futuras é um esforço árduo e precisa de um trabalho contínuo por Roraima, sobretudo, incentivando a Educação e os Esportes como estímulos de cidadania, para que todos tenham um futuro saudável e promissor”, destacou Jalser.
 
SETEMBRO AMARELO

Iniciada em 2015, a Campanha Brasileira atua na ação de prevenção ao suicídio. Sua origem foi uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A cor amarela foi adotada em razão da morte do americano Mike Emme, de 17 anos, que cometeu suicídio em 1994 enquanto guiava um Mustang 1968, amarelo. Durante seu funeral, familiares e amigos distribuíram mensagens e fitas amarelas simbolizando apoio para pessoas com depressão.

Segundo números oficiais, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e tem aumentado entre os jovens. RR, por exemplo, é o 2° Estado no ranking de suicídio.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS – 2014) destacou nosso país em oitavo lugar dentre as nações com maior número de suicídios, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. A OMS também refere que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

MICHEL SALES
Categoria:Política

Deixe seu Comentário