INCENTIVO AO ESPORTE: Seletiva de tênis de mesa reúne estudantes da capital e do interior

Os atletas selecionados garantem vagas para a etapa nacional / Foto: Ascom/Seed /

A Secretaria de Educação, por meio do Instituto de Desporto e em parceria com a Federação de Tênis de Mesa de Roraima, realizou na manhã deste domingo, 29, no Estádio Canarinho, uma Seletiva de Tênis de Mesa com estudantes de seis escolas, cinco da rede pública e uma da rede particular.

Dentre os estudantes da rede pública, alguns vieram de escolas estaduais dos municípios de Mucajaí e Rorainópolis. Os vencedores da seletiva representarão Roraima nos Jogos Escolares da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, que ocorrem de 27 de outubro a 5 de novembro no Rio de Janeiro.

Os atletas selecionados garantem vagas para a etapa nacional. Além disso, do primeiro ao terceiro lugar das categorias mirim, de 12 a 14 anos, e infantil, de 15 a 17 anos, recebem medalhas.

“Estamos fazendo essa seletiva para definir os estudantes que vão representar Roraima na competição nacional. Por conta da pandemia, não tivemos a possibilidade de fazer os Jogos Escolares. A seletiva envolve seis escolas, cinco públicas e uma privada. Temos alunos de Rorainópolis, de Mucajaí e de Boa Vista competindo”, explicou o diretor do Instituto de Desporto da Seed, Dinaildo Barreto.

De acordo com Barreto, o apoio da Federação de Tênis de Mesa, que ajudou na organização e na arbitragem, e de representações de outras modalidades esportivas, entre as quais, Judô, Karatê e Ciclismo foram fundamentais para a realização da seletiva.

“Hoje o Governo do Estado consegue fazer essa seletiva, com essas parcerias, com o entendimento de que precisamos valorizar as nossas modalidades esportivas”, ressaltou. 

Para o presidente em exercício da Federação de Tênis de Mesa de Roraima, Fernando Imagawa, a competição é muito importante na vida dos atletas.

“Depois de um ano parados por conta da pandemia, a expectativa é grande para todos eles que vêm praticando em casa ou na casa de um amigo e estavam esperançosos que fosse realizada a seletiva. Para muitos o tênis de mesa é o objetivo de vida, inclusive, ganhar primeiro lugar, segundo lugar, terceiro lugar e poder participar das etapas nacionais representando o Estado”, disse.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Batista de Roraima, Guilherme Weber, de 17 anos, contou que pratica o esporte há cinco anos e foi uma boa oportunidade para ele, que sonha em se profissionalizar. “Fui jogar em São Paulo e meu foco é ser profissional, mas por causa da pandemia tive que voltar para cá. Pretendo dar o meu melhor e sair vitorioso”, afirmou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, Dayanne Ana Nascimento, de 17 anos, pratica o esporte há quatro anos. “Sou muito grata por estar aqui e por poder participar da seletiva. Estou muito feliz em praticar o tênis de mesa e me preparo desde o ano passado para os jogos nacionais”, disse.

Gratidão revelada também pelo aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Eugênio Possamai, do município de Rorainópolis, Wemerson Torres Silva, de 17 anos, que pratica a modalidade há mais de um ano. “Pretendo sair daqui com uma medalha. Meu sonho é ser jogador de tênis de mesa e estamos tentando fazer o melhor”, ressaltou.

Com mais de três anos praticando a modalidade esportiva, o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola São José, Luís Felipe Castro, de 15 anos, espera subir ao pódio. “Está sendo muito bom, são muitos atletas bons e estou confiante em subir ao pódio e, quem sabe, participar das olimpíadas, se Deus quiser”, afirmou.

VÂNIA COELHO
Categoria:Esporte

Deixe seu Comentário