EM FASE FINAL: Com 95% das obras concluídas, Presídio de Rorainópolis deve funcionar espaço para 186 internos

Iniciada em 2001, a obra foi paralisada em 2007 e retomada em julho de 2020 na atual gestão do Governo / Foto: Charles Bispo /

Esperado há 20 anos, o Presídio de Rorainópolis deve reforçar o sistema prisional de Roraima nos próximos meses. Com 95% das obras concluídas, a estrutura penal deve ter espaço para 186 internos.
 
A obra, iniciada em 2001 foi paralisada em 2007 e retomada em julho de 2020 na atual gestão do Governo, recebeu contrapartida de R$ 8 milhões do Governo de Roraima para a finalização, somados a outros R$ 4 milhões, oriundos de recursos do Depen (Departamento Penitenciário).
 
O governador Antonio Denarium, disse que o novo presídio é mais uma vitória para a segurança pública do Estado, já que trará a estrutura necessária para o cumprimento de pena dos reeducandos e para o trabalho realizado pelos servidores da unidade prisional. “É o Governo de Roraima mostrando o seu compromisso com a segurança da população”, acrescentou.
 
O secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, pontuou que, nessa fase final da obra, estarão sendo feitos serviços de pintura. Após esse trabalho, o presídio poderá ser entregue à Segurança Pública de Roraima.
 
“É uma obra que conta com toda a parte de administração, de conforto para os agentes penais que vão ali trabalhar, além das guaritas, toda a parte de acesso, de quadras poliesportivas, as celas, inclusive íntimas. Então é um presídio que vai atender toda aquela região Sul do Estado”, explicou Damião.
 
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, a obra do Presídio de Rorainópolis é o convênio mais antigo do Governo de Roraima com o Departamento Penitenciário, setor ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ficando parado por cerca de 10 anos e sendo retomado na atual gestão.
 
“O governador Antonio Denarium assumiu o compromisso de terminar essa obra. Tivemos que fazer alguns ajustes de segurança, em razão de ser uma planta antiga, mas já está em fase final de construção e acredito que, nos próximos meses, deverá ser entregue para a segurança pública do Estado, para que a gente possa usar no sul do Estado”, explicou Fernandes.
 
Ainda segundo o secretário, com o novo presídio, o sistema prisional passará por redistribuição de reeducandos, já que há a previsão de transferências de internos para o novo presídio, com o objetivo de desafogar as unidades prisionais de Roraima.

AYAN ARIEL
Categoria:Segurança

Deixe seu Comentário