CULTURA EM CASA: Quadrilhas elogiam Arraial e falam da movimentação da economia

Evento é realizado pelo Governo de Roraima, com apoio da Assembleia Legislativa / Foto: Diane Sampaio /

As quadrilhas juninas e as bandas de forró mostraram a força e a beleza da cultura popular, neste sábado, 21, segundo dia das apresentações do “Arraiá na Sua Casa”. O evento é realizado pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Assembleia Legislativa.

Do Nordeste para Roraima e de Roraima para o mundo, as exibições, com transmissão ao vivo pela TV ALE e pelo Facebook do Governo do Estado, envolvem o trabalho de mais de 300 pessoas, entre quadrilheiros, músicos e equipe técnica, promovem o fortalecimento da cultura e ajudam a movimentar a economia.

Realizadores, organizadores e participantes destacam o repasse de R$650 mil feito pelo Governo de Roraima para a Ferquaj (Federação Roraimense das Quadrilhas Juninas); o empenho das pessoas diretamente envolvidas nas apresentações e dos trabalhadores que estão além dos palcos, nos bastidores, contribuindo para efetivação do arraial.

“Com o arraial virtual, o Governo do Estado, em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas de Roraima, está apoiando e valorizando essa ação que promove a cultura e a tradição dos roraimenses”, frisou o governador Antonio Denarium.

“Sabemos que um dos setores mais prejudicados pela pandemia foi o de entretenimento. Esse fomento veio em boa hora, porque mantivemos a tradição e a cadeia produtiva desse movimento funcionando, beneficiando desde a costureira até o pessoal da técnica, ou seja, uma gama de pessoas que precisam trabalhar e fazem isso através da arte e da cultura. Então, o governador Antonio Denarium acertou mais uma vez em manter essa tradição dos arraiais, mesmo nessa condição de pandemia”, ressaltou o diretor de Promoção Cultural da Secult, Enos Almeida.

Coordenador das quadrilhas Coração Caipira e Espantalho Junino, o empresário cearense Marcelo Carvalho, de 46 anos, chegou ao Estado em 2016, trabalha com quadrilhas juninas há cinco anos, e também falou da importância do arraial virtual para a economia.

“Estávamos com saudade do Parque Anauá e o Governo promoveu esse evento tão importante para confraternizar nesse momento difícil da pandemia. Esses três dias de live são uma oportunidade para mostrar nossa cultura não apenas para o Estado, mas também para o Brasil. O incentivo financeiro foi fundamental, porque as quadrilhas dependem de convênios e de distribuição de renda. Foi muito bom, porque auxiliou na produção do material e gerou uma economia dentro do próprio Estado. Você paga a costureira, compra os tecidos, movimenta toda uma cadeia produtiva, auxiliando não só as quadrilhas, mas também outros setores”, disse.
 
Paixão pelo tablado e alegria dos participantes marcam apresentações
 
Com sucesso de espectadores online, o segundo dia do “Arraiá na Sua Casa” teve apresentações das quadrilhas São Vicente, Espantalho Junino, Sinhá Benta, Zé Monteirão, Amor Caipira, Estrela Junina, Arrasta Pé, Gonzagão e Eita Junino e das bandas Chama na Pegada, Trio Novo Horizonte e Gleysinho Pegador e Banda.

“Na sexta-feira e no sábado foi um sucesso, com audiência lá em cima. Temos mais uma noite de muito forró pé de serra e, claro, as tradicionais quadrilhas juninas”, afirmou o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira.

“Estávamos com muita saudade dos tablados. É um prazer poder dançar de novo, porque ficamos muito tempo sem essa nossa cultura que é muito rica”, destacou a rainha caipira da quadrilha Eita Junino, Anne Caroline, de 20 anos.

De mascote a veterana dos tablados, a dançarina e coreógrafa, Rayla Silva, de 27 anos, começou a dançar nas quadrilhas juninas ainda na infância e comemora 21 anos de participação nas festas de São João.

“Faço parte desse mundo junino desde a minha infância. Comecei a dançar quadrilha como mascote no ano de 2000. Estou completando 21 anos de São João. As quadrilhas juninas de Roraima são conhecidas no Brasil. Estou feliz e honrada por esse São João que está acontecendo. O arraial do Governo é um dos melhores do mundo junino. Só tenho que agradecer e convidar todos para acompanhar as lives”,
 
Onde assistir?
 
Por meio do Facebook @govroraima e pelo canal 57.3, na TV Assembleia, a partir das 19h30. Neste domingo, 22, será a vez das quadrilhas: Agitação Caipira, Explosão Caipira, Coração do Sertão, Filhos de Macunaima, Garranxê, Tradição Macuxi, Luar do Sertão, Escola Forrozão.

DA REDAÇÃO
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário