ARRAIÁ NA SUA CASA: Governo transmite arraial neste sábado e domingo

Evento será transmitido ao vivo pela TV ALE e pelo facebook do Governo do Estado / Foto: Carlos Vieira /

Muita música, dança de quadrilhas, animação, uma linda decoração e uma estrutura diferenciada. Tudo isso era o que se via na primeira noite do "Arraiá na sua Casa" promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a TV Assembleia.

Oito quadrilhas se apresentaram em um tablado montado na Praça do Coreto, atrás do Palácio da Cultura, com transmissão ao vivo pela TV ALE e pelo facebook do Governo do Estado. A programação ainda terá dois dias de festa neste sábado (21) e domingo (22).

De acordo com o governador Antonio Denarium, a proposta é manter a tradição no calendário cultural do Estado. Com uma nova roupagem, em um formato virtual, mas ainda incentivando a economia criativa.

"Nós fizemos um repasse destinado à Federação das Quadrilhas Juninas (Ferquarj) no valor de R$ 650 mil para incentivar esse movimento cultural tão importante para o nosso Estado. Com o valor investido, foi possível a realização dessas apresentações juninas em alusão ao dia do folclore comemorado no dia 22. Então, o Arraiá na sua casa é um presente do Governo do Estado para cada cidadão de Roraima", pontuou.

Alice Ellen Rodrigues, de 19 anos, é Rainha da quadrilha Coração Caipira. "Faço parte desse movimento desde 2016, é uma realização muito grande, sempre quis dançar desde muito pequena e isso é um sonho realizado. É uma responsabilidade muito grande, requer muito esforço e a gente vem trabalhando e se dedicando pra ter um resultado muito bom. Foi muito difícil ficar esse período sem se apresentar para um público, e agora temos essa alegria maior", contou.

João da Cruz, presidente da Ferquaj, explicou que o movimento quadrilheiro é um dos setores culturais mais atuantes do Estado. Atualmente, são 30 quadrilhas formadas que participam de arraiais todos os anos.

"Esse foi um grande dia, primeiro dia de arraial e mostramos um grande trabalho. A gente passou dias ensaiando para esse momento. Para nós, é muito gratificante, porque durante a pandemia ainda é possível levar entretenimento para a casa das pessoas. No nosso movimento são jovens e adultos que alimentam toda uma cadeia produtiva, e agradecemos ao governo por esse apoio nesse período" relatou.

"Esse é o momento do Governo do Estado mostrar o quanto valoriza o movimento cultural das quadrilhas juninas, mesmo em um período de pandemia. Uma área que foi muito prejudicada. Então é uma forma de reconhecer esses talentos dentro de uma estrutura adequada, em que as pessoas tenham possibilidade de assistir ao espetáculo dentro de suas casas", explicou Enos Almeida, diretor de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura.
 
Onde assistir?
 
Por meio do Facebook @govroraima e pelo canal 57.3, na TV Assembleia, a partir das 19 horas. O segundo dia de apresentação conta com as quadrilhas: São Vicente, Espantalho Junino, Sinhá Benta, Zé Monteirão, Amor Caipira, Estrela Junina, Arrasta Pé, Gonzagão e Eita Junino, que se apresentarão neste sábado, 21.

No domingo, 22, será a vez das quadrilhas: Agitação Caipira, Explosão Caipira, Coração do Sertão, Filhos de Macunaima, Garranxê, Tradição Macuxi, Luar do Sertão, Escola Forrozão.

RAISA CARVALHO
Categoria:Arte e Cultura

Deixe seu Comentário