Prefeitura coletou mais de 300 toneladas de pneus usados no primeiro semestre do ano

O trabalho acontece em parceria com associações vinculadas a grandes empresas responsáveis pela fabricação dos pneus / Foto: Fernando Teixeira /

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) coletou, no primeiro semestre deste ano, 322.010 toneladas de pneus usados/inservíveis. O trabalho acontece em parceria com associações vinculadas a grandes empresas responsáveis pela fabricação dos pneus.

Os materiais são descartados no “Ecoponto de Pneus”, da SPMA, localizado na avenida Brasil, n°244, bairro Pricumã. De lá, eles retornam, de caminhão, para as empresas e associações parceiras, estando a grande maioria, localizadas em regiões como São Paulo e Minas Gerais.

Os pneus passam por um processo de reciclagem e são reaproveitados de diversas maneiras, a exemplo da grama sintética, piso tátil, massa asfáltica, bloco de revestimento de piso, como também em itens de artesanato.

Expedito Feitosa é sócio de uma borracharia e afirma sempre procurar o Ecoponto para o descarte correto dos materiais. “Acho esse trabalho essencial e faço questão de contribuir com a limpeza da nossa cidade, mas principalmente com a saúde pública, já que ainda estamos em período de chuvas e os pneus são o local perfeito para o mosquito da dengue”, contou.

O secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Santos, reforça os riscos pelos quais a população está exposta, em caso do descarte incorreto desses pneus.

“Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente, evitando danos à saúde, com o acumulo de água, combatendo a proliferação de criadouros de mosquito da dengue”, explicou.

No mês passado, durante reunião entre a Prefeitura de Boa Vista e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio), foram definidas as estratégias para a implantação do Plano de Resíduos Sólidos voltado aos empresários do comércio local.

O plano vem sendo desenvolvido pela prefeitura há cerca de três anos e prevê a implantação de dois novos ecopontos.  Quem tiver dúvidas e quiser obter mais informações sobre o Plano de Resíduos sólidos pode entrar em contato por meio do endereço eletrônico: residuossolidos@prefeitura.boavista.br.

Combate à Dengue – Desde o início do período chuvoso, a Prefeitura de Boa Vista tem reforçado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. O trabalho consiste em visitas domiciliares e blitz educativas. Esta semana, os agentes de endemias estão percorrendo os seguintes bairros: Mecejana, Cidade Satélite, Nova Cidade e Pintolândia. Já no sábado, 21, as equipes estarão na blitz educativa “Todos contra o Aedes” no bairro Operário, das 8h às 14h.

Malária – Além da dengue, o foco também é no combate à malária. Durante toda essa semana, os agentes de endemias estão em atividades de borrifação no bairro Cauamé. Além disso, os moradores recebem orientações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento, além da busca ativa de casos suspeitos e coleta de exame de sangue para pessoas com sintomas da Malária.

A prefeitura solicita a colaboração dos moradores que autorizem a entrada dos agentes nas casas para cumprir o trabalho de controle, combate e prevenção, tanto nas ações de Dengue como Malária.

MARCUS MIRANDA
Categoria:Meio Ambiente

Deixe seu Comentário