AGROECOLOGIA: Associação recebe caminhão e equipamentos para fomentar produção

Projeto vai beneficiar cerca de 200 agricultores familiares e conta com a parceria da Prefeitura de Bonfim / Foto: Ascom/Seapa /

O Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), entregou neste sábado, dia 7 de agosto, um caminhão e equipamentos, por meio do projeto Agroecologia e Florestamento no Cerrado de Bonfim, que foi criado e aprovado por meio da Seapa, com o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil.
 
O projeto tem o valor de R$ 200 mil, e contrapartida de 10% para a Associação dos Agricultores Familiares do projeto de Assentamento Alto Arraia, e vai beneficiar cerca de 200 agricultores familiares, e conta com a parceria da Prefeitura de Bonfim.
 
A reunião contou com a presença do secretário da Seapa, Aluizio Nascimento, na ocasião, representando o governador Antonio Denarium. Estiveram presentes também, o superintendente Geral do Banco do Brasil em Roraima, Marcel Lupetti, o diretor da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Rogério Martins, vereador de Bonfim, Italo Bezerra e secretários municipais da Prefeitura de Bonfim, além do diretor da Aderr (Agência de Desenvolvimento Agropecuário de Roraima), Kelton Lopes, deputada estadual, Francisca Aurelina, prefeito de Bonfim, Joner Chagas e demais convidados.

Para o governador Antonio Denarium, o caminhão é uma conquista importante, porque os produtores vão poder entregar e transportar os produtos da agricultura familiar.
 
Segundo Aluizio Nascimento, todos os trabalhos envolvendo projetos, são de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. “É uma determinação do governador Antonio Denarium, temos dentro da Seapa, um núcleo que trabalha intensamente para desenvolver e criar projetos, para fomentar nossos produtores”, destacou.
 
SOBRE O PROJETO
 
Agroecologia e Florestamento no Cerrado de Bonfim é o terceiro projeto a ser implantado no Estado de Roraima. O primeiro projeto implantado foi na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana de Entre Rios Sul (APRUBERS) e o segundo foi no município de Rorainópolis, na Organização da Feira dos Agricultores Familiares de Rorainópolis (Feira Amazondalva).
 
Em todos os três projetos há aquisição de um caminhão, para escoamento da produção, bem como equipamentos e implementos apropriados para o desenvolvimento de agricultura de base agroecológica.
 
Entre os implementos agrícolas, destaca-se a aquisição de tratoritos – equipamento em menor porte. Os trituradores de resíduos são importantes equipamentos para a produção do composto orgânico, que está sendo usado para a produção de mudas e adubação em geral.

A produção agropecuária tem o objetivo de dar segurança alimentar e nutricional, bem como excedentes para serem comercializados em feiras agroecológicas e programas de compras governamentais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PAA Roraima, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA Conab.

CACAU BASTOS
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário