Projeto de Lei do deputado Chico Mozart previne golpes financeiros contra idosos

A campanha informativa deve ocorrer anualmente, na primeira semana do mês de junho / Foto: Lukinha /

Desde o início da pandemia, de acordo com levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento de 60% nas tentativas de golpes financeiros contra idosos.

Em Roraima, para tentar mudar essa realidade, o deputado Chico Mozart (Cidadania), apresentou o Projeto de Lei (PL n° 155/2021), que cria a campanha de Combate aos Golpes Financeiros praticados contra os idosos.

A campanha informativa deve ocorrer anualmente, na primeira semana do mês de junho. No período serão feitas palestras em escolas e panfletagem priorizando temas como: prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra o idoso, auxílio às vítimas de golpes financeiros, orientação das condutas a serem tomadas após constatar ter sido vítima de um golpe. 

“É um projeto que, se aprovado, vai levar informação às pessoas para que elas aprendam a se prevenir e, principalmente, protejam nossos idosos, tão vulneráveis a esses golpes. Quero trabalhar na prevenção destacando os cuidados, para que eles não sejam alvo fácil de criminosos” explicou o deputado Chico Mozart.

De acordo com o levantamento, as instituições financeiras chegaram a registrar o aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing, crime de enganar as pessoas no compartilhamento de informações pessoais.

Uma forma de aplicar o phishing é quando a vítima recebe mensagem no e-mail ou de texto que imita (ou “engana”) uma pessoa ou organização em que confia, como um colega de trabalho, um banco ou um órgão governamental. A credibilidade leva a pessoa a compartilhar informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito.

Eumária Aguiar, membro da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) confirma o crescimento de fraudes contra idosos. “Com o avanço da tecnologia, tudo ficou mais fácil, não somente no que tange à agilidade e facilidade, mas também para o alcance dos golpistas. Este projeto vem ajudar na divulgação de medidas preventivas para chamar a atenção de todos no sentido de proteger os nossos idosos”, destacou Eumária.
 
Como se proteger de golpes contra idosos:

- Tentar manter controle sobre as finanças: ligar para a agência, entrar em contato com o gerente do banco para conferir se o dinheiro entrou no dia correto, se há alguma movimentação atípica. Acessar os canais on-line, quando tem conhecimento;
- Demais pessoas próximas (familiares, amigos, vizinhos) devem estar atentas e fazer uma espécie de supervisão: conferir com o idoso sobre seus direitos, se houve alguma mudança nos valores recebidos, padrão de vida, compras comuns para a casa, contas pagas, se há algum problema nesse sentido
- Evitar ser fiador e estar à frente de negócios para terceiros no atual momento, pois o momento é propício para abusos ou golpes.

Para fazer denúncias e obter informações sobre os direitos das pessoas idosas, o Governo Federal disponibiliza o Disque 100, que funciona 24 horas. O site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também pode ser utilizado para essa finalidade, que pode ser acessada no endereço eletrônico www.gov.br/mdh/pt-br/ondh.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário