INCENTIVO À AGRICULTURA: Governador vistoria plantio de milho em escala comercial em comunidades indígenas

Em todo o Estado, já são mais de 800ha plantados com milho e feijão / Foto: Secom-RR /

O governador Antonio Denarium visitou neste final de semana a plantação de milho na comunidade indígena Ponta da Serra, no município de Amajari. O plantio em desenvolvimento impressiona pelo resultado alcançado em pouco tempo.
 
O milharal faz parte do Agro em Campo Indígena, Projeto de Produção de Grãos em Comunidades Indígenas do Governo de Roraima. Em todo o Estado, já são mais de 800ha plantados com milho e feijão.
 
O programa estadual atende nove municípios (Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia, Bonfim, Cantá, Boa Vista e São João da Baliza), contemplando 51 polos.
 
Nesta etapa, para as duas comunidades, foram 28ha de plantação de milho. A expectativa é colher 100 sacas de grãos por hectare plantados, totalizando 2.800 sacas, que pode garantir um lucro de aproximadamente R$ 336 mil por colheita para os indígenas.
 
"Fomentar a agricultura indígena com geração de renda faz parte do meu plano de Governo. Estamos trabalhando para garantir a segurança alimentar das populações indígenas e também a geração de renda, uma vez que o excedente pode ser comercializado e garantir recursos para investimento no próximo plantio", detalhou o governador Antônio Denarium
 
Cada polo é composto por no mínimo 10 famílias. A meta do projeto é expandir a área plantada para 1.500 hectares, com plantio de milho – para garantir as demais produções, como a alimentação de suínos e outros animais - e feijão, que é para o consumo e o excedente comercializado.
 
"Hoje as comunidades indígenas estão felizes pelo resultado. É um sonho realizado, porque nós nunca tivemos a oportunidade de trabalhar uma terra mecanizada. Hoje, estamos com a oportunidade de desenvolver o sustento para nossas famílias. Eu digo que quem perdeu foram aqueles que não acreditaram em desenvolver esse projeto, está dando certo e com certeza teremos uma boa produção. Só temos a agradecer ao governador, a secretaria do índio, a prefeita e nosso parceiro, IFRR (Instituto Federal de Roraima)", ressaltou o tuxaua Pedro Henrique Padilha.
 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
 
No projeto, cabe ao Governo de Roraima a assistência técnica para o plantio dos grãos, implementos agrícolas e insumos (sementes, por exemplo) e o maquinário para o preparo da terra. O projeto é coordenado pela Secretaria do Índio, conforme relata o secretário do Índio, Marcelo Pereira.
 
"As comunidades nunca tiveram uma amplitude de plantio igual ao que está acontecendo hoje, são mais de 800 ha. Aqui trabalhamos a parte mecanização da área, correção do solo, fosfatagem, plantio e agora na segunda cobertura para finalizar a parte efetivação de tecnologia. Posteriormente vamos trabalhar a colheita desse milho e entregar para a comunidade, orienta eles na reivencão dos recursos para ampliação da área. E também passando para outros projetos, apicultura e avicultura" relatou.
 
Para o tuxaua da Comunidade Nova União, Ene Marques da Silveira, a produção é o resultado concreto da parceria com o Governo. "Quero agradecer ao governador Antonio Denarium pela parceria com nossa comunidade. Estamos felizes em receber esse projeto. É um grande programa, mas com a parceria do Governo demos conta do nosso trabalho e com responsabilidade vencemos. Aqueles que não acreditaram no nosso grupo tenho certeza que vão voltar para trabalhar conosco", afirmou.

WESLEY OLIVEIRA
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário