SUPERAÇÃO: TV Assembleia exibe documentário de idoso que subiu Serra da Corcova em Roraima

A obra é exibida nesta sexta-feira (9) às 13h30 na grade de programação da emissora, canal 57.3 / Foto: Reprodução/TV Assembleia /
 
“Um presente de Deus”, descreveu o aposentado Evandro Almada, 72 anos, ao realizar o sonho de chegar ao topo da Serra da Corcova com ajuda de 34 aventureiros em maio deste ano. A trilha era um desejo antigo do morador, interrompido após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

A doença limitou os movimentos do Evandro em 2001. A propriedade em que mora dá acesso à Serra, que fica na divisa dos municípios de Iracema e Mucajaí, próximo à Vila Campos Novos.

Por duas décadas, ele apenas admirava a serra de longe. No mês de maio, o sonho do aposentado virou realidade. Evandro estava no topo da Corcova, com sorriso no rosto, cabelos aos ventos e admirando a paisagem proporcionada pela natureza. A aventura foi possível com ajuda da equipe do projeto "Radical É Ser do Bem''.

A expedição levou quatro dias. “Eles me deram o carinho, amor, e o dinheiro não paga esse tipo de coisa. Veio pessoas de fora para ajudar a me levar naquela montanha”, contou.

Para o deslocamento, o grupo usou uma cadeira de transporte especial chamada “Julietti”, disponibilizada pelo “Montanha para Todos ``, instituto que incentiva o acesso das pessoas com deficiência motora à natureza.

DOCUMENTÁRIO

Quem deseja conhecer mais sobre essa aventura pode assistir ao documentário “Seu Evandro na Serra da Corcova”, que estreia nesta sexta-feira (9) às 13h30, com reprise às 19h30 e às 21h30, na grade da programação da TV Assembleia (57.3). A produção também será disponibilizada no YouTube (@assembleiarr).

O documentário é fruto de uma reportagem da emissora do Poder Legislativo. O material foi produzido pelo jornalista Johann Barbosa. Para o profissional, o mais marcante desta experiência foi o carisma do Evandro, além da união das pessoas por um sonho. 

“E ver o resultado disso, ver a dedicação de todo esse grupo numa expedição que não foi fácil, é emocionante. A gente não acompanhou a subida, trabalhamos com as imagens que os aventureiros fizeram [por meio da câmera de celular]”, explicou.

A coordenadora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, convida a população para assistir ao documentário que mostra uma história inspiradora e enaltece a beleza da natureza de Roraima.

“A TV tem esse lado cidadão de mostrar o nosso Estado de maneira diferente, não apenas pelo olhar Legislativo, mas exibir a nossa região valorizando o turismo, a população”, destacou.

VANESSA BRITO
Categoria:TV e Cinema

Deixe seu Comentário