BALSA DO PASSARÃO: Serviço de travessia atendeu cerca de 300 pessoas neste sábado

Serviço estava suspenso há 20 dias em razão da cheia do rio Uraricoera / Foto: Fernando Oliveira /

Cerca de 300 pessoas foram atendidas neste sábado, 26, após a retomada do serviço de travessia realizado pela Balsa Trombetas, na Vila do Passarão, área rural do município de Boa Vista. O serviço estava suspenso há aproximadamente 20 dias, em razão da cheia do rio Uraricoera, que avançou um quilômetro sobre a pista, impossibilitando a embarcação de atracar em local seguro.
 
De acordo com o diretor do Departamento de Produção Agropecuária da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Eliander Pimentel, foram feitas neste sábado, até o momento, sete travessias.
 
“Os serviços foram interrompidos há cerca de 20 dias, pois o rio ficou com o nível muito alto e impossibilitou a trafegabilidade da balsa. Retomamos as atividades a partir das 6h30 de hoje. Foram feitas sete travessias e, em média, de 280 a 300 pessoas usaram a balsa neste sábado”, explicou.
 
A embarcação opera de domingo a domingo, incluindo feriados. Os horários disponíveis para a travessia são: 6h30, 7h30, 9h30, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30 e 19h.   Conforme o diretor, nos fins de semana, uma média de 95 carros e 75 motos são transportados por dia.   
 
Além dos horários determinados, em circunstâncias de urgência, a travessia pode ser feita nos três turnos, inclusive de madrugada, é o caso do transporte de ambulância, por exemplo.
 
O serviço atende moradores de comunidades da região do Baixo São Marcos, município de Boa Vista, e da região do Baixo Cotingo, município de Normandia. Pessoas de aproximadamente 24 comunidades são beneficiadas.
 
“O Governo de Roraima, por intermédio da Seapa, não está medindo esforços. Estamos à disposição 24 horas para atender todos os que necessitam da Balsa do Passarão”, reforçou Eliander Pimentel.  
 
A interrupção temporária do serviço foi para garantir a segurança das pessoas que precisam realizar a travessia e dos funcionários da embarcação. Nesse intervalo, o Governo de Roraima viabilizou a travessia segura dos moradores da região feita pela Defesa Civil Estadual.
 
DA REDAÇÃO
Categoria:Agricultura

Deixe seu Comentário