ACNUR lança relatório sobre atuação em rede no apoio aos indígenas venezuelanos Warao

O ACNUR e Grupos de Trabalho parceiros promovem sensibilização e capacitação de atores locais para abordagens protetivas e de integração local culturalmente sensíveis / © PARES Cáritas - Luciana Queiroz /

São Paulo, 08 de junho de 2021 -  Como resultado das ações de proteção adotadas em diferentes municípios, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou na semana passada o relatório “Atuação do ACNUR junto às redes locais em apoio à população indígena Warao no sudeste e sul do Brasil: boas práticas e lições aprendidas”. Trata-se de uma publicação que aborda estratégias e boas práticas de gestão dos diversos atores envolvidos na recepção e acolhimento dos grupos indígenas Warao no Brasil, oriundos da Venezuela.

“Esse relatório vem visibilizar e, de certa forma, celebrar, um método de trabalho que foi construído organicamente nesse período a partir dos desafios envolvidos na chegada de indígenas Warao nas regiões sudeste e sul do país. Esse trabalho inicia-se pela importância dada a esse movimento e à acolhida culturalmente apropriada a essa população, com atenção à análise de suas necessidades”, afirma Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR em São Paulo.

O documento, que recolhe dados de alguns municípios brasileiros entre novembro de 2020 e março de 2021, foi apresentado ao público na última segunda-feira (31/05), divulgados em uma live disponível na página do Youtube do ACNUR Brasil. O evento de lançamento, realizado e mediado pelo ACNUR, contou com a presença de uma indígena Warao residente em Belo Horizonte, e de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e de redes locais dos municípios de Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Nova Iguaçu (RJ), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG).

=> CLIQUE AQUI para acessar o texto completo no site oficial do ACNUR.

FONTE: AGÊNCIA ACNUR
Categoria:Internacional

Deixe seu Comentário