NOVAS VACINAS: Roraima recebeu mais 2.200 vacinas Coronavac neste sábado

Vacinas serão utilizadas para reforçar a imunização do público elencado pelo Ministério da Saúde para este momento / Foto: Ascom/Sesau /

Fim de semana de reforço na vacinação contra a covid-19. O Estado de Roraima recebeu do Governo Federal neste sábado, 15, mais uma remessa de vacinas com 2.200 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Os imunobiológicos, recebidos pelas equipes do Ministério da Saúde, CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e Polícia Federal, foram levados para a sede do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) para posterior repasse aos municípios.

Conforme o secretário de Saúde, Airton Cascavel, a chegada de mais essa remessa significa um avanço maior na campanha.

“Com mais vacinas, conseguiremos alcançar o objetivo do Governo que é imunizar um maior número de pessoas incluídas nos públicos prioritários. Nossa expectativa é vacinar mais pessoas ainda no mês de maio e, com isso, levar mais esperança para os roraimenses”, disse o secretário. 

De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, as vacinas serão utilizadas para reforçar a imunização do público elencado pelo Ministério da Saúde para este momento.

“Desta forma, será mantida a aplicação das vacinas para o público com comorbidades, bem como as gestantes e os profissionais que integram as forças de segurança”, complementou a coordenadora.

A médica infectologista Alessandra Martins explica que é fundamental que as pessoas contempladas se imunizem, pois as vacinas são sem dúvida o meio mais eficaz de prevenção de doenças.

“Em saúde pública e na história da medicina, já alcançamos inúmeros benefícios com a utilização das vacinas. Conseguimos controlar doenças infectocontagiosas e até erradicar algumas. Por meio da vacinação, que é segura, o sistema imunológico é ativado e desenvolve anticorpos para a proteção contra doenças. No cenário atual da pandemia, é fundamental estar atento e atualizar o cartão de vacinas. Somente através da expansão da vacina estaremos mais seguros em relação às medidas de flexibilização e convívio com os nossos familiares”, reforçou.

Graças ao trabalho integrado entre os governos federal e estadual, está sendo possível seguir o Plano Nacional e manter a logística de distribuição de forma rápida e objetiva.

“Esse é o nosso compromisso com o povo de Roraima. O Governo do Estado não tem medido esforços para colocar em prática todas as medidas importantes para que as vacinas sejam distribuídas aos municípios e estes façam a sua parte. Quem ganha com isso é a população. O nosso papel é fazer com que a vacina seja recebida e vá para onde deve estar que é no braço de cada cidadão e cidadã que precisa ter acesso a essa proteção”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Até o momento, Roraima recebeu 211.620 doses e já foram distribuídas 186.821, ou seja, mais de 88% de distribuição do total recebido. Desde o início da Campanha, em janeiro deste ano, já foram aplicadas 124.630 doses, sendo 73.252 primeira dose e 51.378 segunda dose.

LIDIANE OLIVEIRA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário