SEXTA-FEIRA DE ESPERANÇA: Roraima recebe nova remessa de vacinas com 7,8 mil doses

São 4.800 doses da CoronaVac e 3.000 doses AstraZeneca / Foto: Ascom/Sesau /

O Estado de Roraima recebeu nesta sexta-feira, 14, mais um lote de vacinas enviadas pelo MS (Ministério da Saúde). A remessa de hoje contém 7.800 doses, sendo 4.800 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 3.000 doses AstraZeneca, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
 
A nova remessa recebida no início da tarde de hoje é um reforço na esperança e na campanha de vacinação contra a covid-19 e será destinada para aplicação da segunda dose na população acima de 60 anos que se encontra no prazo de recebimento da dose de reforço.
 
Os imunobiológicos foram recebidos pela equipe do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações) e do MS. Agentes da Polícia Federal fizeram a segurança no transporte dos imunizantes até o Nepni. Desde o início da campanha, no mês de janeiro, o Estado já recebeu 211.620 vacinas e já distribuiu 186.681 doses para os municípios, o que representa mais de 88% do total enviado pelo MS.
 
Para o secretário de Saúde, Airton Cascavel, cada chegada de vacinas representa uma quantidade a mais de esperança para os roraimenses. “A chegada de mais vacinas representa para a população um passo mais próximo da segurança contra o novo coronavírus e o nosso papel é fazer com que a vacina seja recebida e vá para onde deve estar, que é no braço de cada cidadão e cidadã que precisa ter acesso a essa proteção”, ressaltou o secretário.
 
Conforme o governador Antonio Denarium, graças ao trabalho integrado entre os Governos Federal e Estadual, está sendo possível seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização) e manter a logística de distribuição de forma rápida e objetiva.

“Esse é o nosso compromisso com o povo de Roraima. O Governo do Estado não tem medido esforços para colocar em prática todas as medidas importantes para que as vacinas sejam distribuídas aos municípios e estes façam a sua parte. Quem ganha com isso é a população”, complementou.
 
A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, explicou que a vacinação em Roraima segue de acordo com o PNI, alcançando até agora 123.329 vacinas aplicadas, sendo 72.095 primeira dose e 51.234 segunda dose.
 
“Essas 7.800 vacinas chegam para reforçar a vacinação do público das pessoas com comorbidades, que é o alvo da campanha nesse momento, por isso, é importante a sensibilização e o compromisso da população e que as pessoas procurem os pontos de vacinação para tomar a dose de reforço, lembrando que a pessoa só fica imunizada com a aplicação da segunda dose e, portanto, é preciso ter o esquema vacinal completo”, enfatizou a coordenadora.

LIDIANE OLIVEIRA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário